Turma VII da RIS-ESP/CE inicia Módulo de Territorialização em Saúde

9 de março de 2020 - 15:08 # # #

A Turma VII do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (RIS-ESP/CE) inicia nesta segunda-feira, 09, as atividades de Territorialização em Saúde em 17 municípios do Ceará. Nessa etapa, os de 271 residentes dos componentes hospitalar e comunitário desenvolverão uma série de trabalhos e atividades em seus respectivos cenários de prática tanto na Capital quanto no interior do estado.

A partir desse momento, os residentes atuarão na construção de suas agendas integradamente aos processos de trabalho e dinâmicas de vivências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Os residentes mapearão os equipamentos sociais dos municípios para entender como podem, durante os dois anos de residência, ter o apoio e a ajuda de outros dispositivos, como igrejas, Organizações Não Governamentais, entre outros equipamentos”, explica Suzyane Barcelos, Coordenadora Geral da RIS-ESP/CE.

A territorialização em saúde consiste em uma metodologia capaz de operar mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes, desenhando novas configurações loco-regionais. Ela baseia-se no reconhecimento e esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre ambiente, condições de vida, situação de saúde e acesso às ações e serviços de saúde.

Territorializar esses campos de atuação compreende um importante etapa para o entendimento dos processos constitutivos dos espaços de convivência social e comunitária, onde os profissionais residentes devem estar atentos aos saberes e fazeres ali desenvolvidos e que podem contribuir nos processos de trabalho e aprendizagens nos cenários de prática.

Semana de Imersão

Na última semana, a presente turma realizou no período de 3 a 6 de março as atividades da sua Semana de Imersão. Juntos, o corpo docente e discente da RIS-ESP/CE encerrou um ciclo de acolhida inicial em uma semana repleta de encontros, partilha de informações e vivências a partir de tudo o que o sistema de saúde brasileiro tem a oferecer e espera desses novos atores.

De acordo com Suzyane, um dos pontos mais importantes do processo desse ano foi a integração entre os Centros de Residência da ESP/CE. “Esse ano conseguimos trabalhar na Semana de Imersão de forma integrada. Tivemos momentos de atividades conjuntas entre a Residência Médica e a Residência Multiprofissional em Saúde”.

Ainda segundo a gestora, a ideia é que a ESP/CE conte com uma equipe completa de residentes formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais atuando diretamente nos territórios do Ceará. “Toda essa programação está sendo desenhada de forma integrada”, conclui.