Saúde inicia ciclo de capacitações em arboviroses nas macrorregiões do Ceará

6 de fevereiro de 2020 - 17:06 # # #

Após um primeiro encontro em Fortaleza, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) iniciaram nesta quinta-feira, 06, a agenda dos Fóruns Regionais de Capacitação sobre Manejo Clínico das Arboviroses nas macrorregiões de saúde do estado. O encontro ocorreu na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção.

Reunidos no Campus Liberdade, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que atuam nas unidades de saúde do Maciço de Baturite e outras regiões do estado participaram da capacitação. Na ocasião, o médico Infectologista Guilherme Henn, realizou exposição sobre diagnóstico e manejo clínico oportuno e qualificado das arboviroses com foco na dengue e chikungunya.

Ele pontuou a possibilidade de um aumento significativo dos casos de Dengue Tipo 2 em 2020. Para o infectologista, é importante que os profissionais que fazem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e pronto socorros entendam os procedimentos como classificações clínicas das arboviroses, sinais de alerta, formas de hidratação, entre outras condutas.

“Classificá-las conforme as recomendações científicas, para nem hipertratar as pessoas que precisam de tratamento especifico, mas também sem negligenciar àquelas que tem formas mais graves da dengue e que precisam de atenção mais cuidadosa e precoce”, destacou.

Esse cuidado também foi pontuado por Caio Cavalcanti, diretor de educação profissional em saúde da ESP/CE. “Precisamos entender as diferentes necessidades dos nossos pacientes e a importância de agirmos de forma rápida. Precisamos estar atentos e vocês terão nosso apoio para que possamos fortalecer esse enfrentamento”.

Além da cidade de Redenção, há conferências previstas para ocorrer em outras regiões cearenses até o fim do mês de fevereiro. A próxima cidade a receber as equipes da SESA e ESP/CE será Aracati no próximo dia 13/02. A expectativa é que as capacitações alcancem cerca de 800 profissionais até o final do ciclo formativo.

Coronavirus

Além da abordagem sobre as especificidades das arboviroses para o exercício cotidiano dos profissionais de saúde do Ceará, Guilherme Hern, fez uma breve exposição sobre a origem e o que se sabe até o momento a respeito do novo coronavírus (2019 n-CoV).

No momento, conforme o Ministério da Saúde (MS), não há confirmação da doença no Brasil. No Ceará, o único caso suspeito foi descartado na última segunda-feira, 3, após exames laboratoriais diagnosticarem rinovírus, causador de resfriados comuns em um paciente internado no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.