Projeto Gestão Itinerante inicia agenda de trabalho no Ceará

16 de dezembro de 2019 - 14:28 # # #

O estado do Ceará estará pelos próximos dois dias no centro das discussões a cerca das políticas de gestão em saúde. Isso porque, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), sediará entre os dias 16 e 17 próximos, mais um encontro do projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde”.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do ministério, a iniciativa tem como principal objetivo trabalhar junto aos entes federados, as principais pautas de saúde a fim de fortalecer a gestão interfederativa e a Atenção Primária em Saúde no Brasil. Iniciado em setembro deste ano, o projeto ocorre a partir de encontros mensais e faz parte do Termo de Cooperação firmado entre o ministério e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

O diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva (DGIP) do Ministério da Saúde (MS), Allan Garcês, destacou o caráter inter-regional do projeto, o reconhecimento pelo ministério do trabalho feito pelos municípios e estados brasileiros. “A saúde não é construída apenas pelo MS ou por um ente. É construída pela união de todos e com a participação de todos. Não existe saúde se a gente não se unir”, enfatizou.

Um dos principais resultados esperados da iniciativa, iniciada ainda em setembro deste ano, é o fortalecimento da articulação tripartide e da gestão de instrumentos de planejamento do SUS, o de desenvolver uma Rede de Comunicação como estratégia para o aprimoramento das relações interfederativas, além de identificar as condições de operação das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde.

Para o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a gestão é um dos pilares do sistema de saúde brasileiro e precisa ser pensado a partir de uma política de pactos federativos. “Assim como no Ceará, isso está sendo alinhado com uma ideia de descentralização e regionalização das ações do SUS. É uma oportunidade de construirmos juntos melhorias no sistema”, afirma.

Esse movimento de aproximação entre os entres também foi pontuado por Liziane Cisne. Representando o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto), a gestora ressaltou o desenvolvimento de um trabalho complementar entre o ente político e o controle social. “Esse é um momento de inovação. Um momento em que nós estamos nos aproximando muito mais uns dos outros. E onde os municípios estão sendo cada vez mais vistos na sua integralidade”, concluiu.

Agenda
As atividades do projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde” seguem ao longo desta terça-feira, 17, com a realização de palestras, exposições dialogadas e agendas estratégicas. Entre os principais temas a serem abordados estão: Regionalização do SUS, panorama da assistência farmacêutica no SUS, subsistema de Atenção à Saúde Índigena, atuação da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará.

Também estiveram presentes neste primeiro dia do evento, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau), Conselho municipal de Saúde de Fortaleza (CMS), Fundo Nacional de Saúde (FNS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), Departamento de Saúde Digital da Secretaria Executiva (DESD/SE/MS),