Saúde Ceará participa de oficinas da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

9 de dezembro de 2019 - 15:35 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Aperfeiçoar um importante processo de monitoramento do Plano de Educação Permanente na Região Nordeste. Foi com esse objetivo que a Oficina de Monitoramento e Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) reuniu nesta sexta-feira, 06, diferentes gestores, pesquisadores e docentes da saúde do Nordeste a fim da alinhar e aperfeiçoar um processo de monitoramento dos planos de educação permanente dos estados do Nordeste.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou do encontro junto com equipe de profissionais e gestores de outras cidades cearenses. O evento, realizado Ministério da Saúde por meio do Instituto de Saúde Coletiva da Bahia na cidade de Recife, teve como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento de práticas avaliativas no âmbito da Política de Educação Permanente em Saúde considerando a participação do conjunto de atores estratégicos dessa área.

“Estamos discutindo estratégias de monitoramento e avaliação da politica visando o seu fortalecimento e consequente qualificação dos profissionais e a partir dai também contribuindo e qualificando o trabalho dos serviços de saúde atendendo as demandas da população”, afirma José Luiz, Assessor do Núcleo de valorização, Negociação e Educação em Saúde.

O primeiro momento entre os estados nordestinos ocorreu ainda em maio deste ano, na Bahia. Esse é o segundo encontro realizado em 2019, onde o Ministério da Saúde por meio do Instituto de Saúde Coletiva da Bahia tem realizado essa série de oficinas regionais a fim de que se discutam estratégias de monitoramento e avaliação dessa política.

Reunidos em grupos, as equipes realizaram trabalhos para validação das matrizes a partir de casos concretos sobre a situação da EPS em cada estado. Os trabalhos de grupos contaram com a participação de facilitadores da discussão, assim como de coordenadores e relatores, escolhidos ao interior do grupo.

Histórico

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS vem sendo implementada desde 2003 em todo o país, num esforço articulado que reúne um conjunto de atores estratégicos, entre a gestão, os serviços, as instituições formadoras e o controle social, tendo em vista a transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas, almejando entre os efeitos, a reorganização dos serviços de saúde ao interior do Sistema Único de Saúde-SUS.