ESP/CE participa de seminário sobre violência contra a mulher na URCA

25 de novembro de 2019 - 13:36 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE Assessoria de Comunicação da URCA

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou na manhã desta segunda-feira, 25, da programação dos “Resultados do Monitoramento da Violência contra a Mulher Ano 2018” organizada pelo Observatório da Violência e Direitos Humanos da Universidade Regional do Cariri (URCA). A ESP/CE esteve representada no encontro pela supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância e Saúde (Cevig), Lígia Lucena.

As ações fazem parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres: Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A iniciativa, lançada pela ESP/CE no último dia 18 de novembro, é realizada em parceria com a URCA e a Casa Lilás.

De acordo com a coordenadora do observatório, Grayce Alencar, o trabalho da equipe na região é o de realizar estudos que auxiliem na identificação dessas mulheres vítimas de violência. “Identificando o perfil delas, o tipo de agressão sofrida, o perfil dos agressores, para que em cima disso a gente possa identificar estratégias de intervenção em relação a esse agravo”, explica.

Os números apresentados pelo observatório relacionam-se aos números de ocorrências direcionados à violência contra a mulher nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com base nesses indicadores será criado o 3º Caderno de Diálogos sobre Experiências no Enfrentamento à Violência contra às Mulheres.

Ainda segundo Grayce Alencar, entre os encaminhamentos do encontro estão a abertura de uma turma do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher para a Região Metropolitana do Cariri. “tendo vista que também foi anunciado recentemente pelo governador Camilo Santana a vinda da Casa da Mulher Cearense e como mais um aparato dentro da Rede de Enfrentamento tem-se a importância de que esses profissionais estejam devidamente capacitados e qualificados para atuar no enfrentamento a essa violência”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da URCA, Carlos Kleber, a coordenadora do Observatório, Grayce Alencar, e a Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, Ivoneide Antunes. Na ocasião, também foi apresentada a publicação “Trilhando Caminhos no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

Indicadores

De acordo com dados do Observatório da Violência e Direitos Humanos da URCA, no período de 2016 a 2018 foi registrado um aumento nas taxas de notificação nos caos de violência contra a mulher nos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha.

Os indicadores apontam uma elevação do número de Boletins de Ocorrências (BO’s) de 0,9% para 6,22% e da taxa de notificação calculada pelo somatório de BO’s e atendimentos coletados em serviços de saúde/assistência social de 2,1 para 8,6.