Saúde Bucal: Há 16 anos, ESP/CE protagoniza formação no Ceará

25 de outubro de 2019 - 11:12 # # #

Os cuidados com a saúde bucal são um dos principais indicativos para uma vida mais saudável. E por entender a relevância da atuação dos profissionais que atuam nesse campo, é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza há 16 anos um trabalho pioneiro no campo da Saúde Bucal em nosso estado com a oferta dos Cursos Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Técnico em Prótese Dentária (TPD).

Ao todo, as duas formações ofertadas pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, já capacitaram mais de mil profissionais em Fortaleza e Região Metropolitana. Uma dessas pessoas é Josiana Chagas do Nascimento. Egressa de uma das primeiras turmas de TSB, ela destaca a possibilidade de melhoria, tanto pessoal quanto profissional que o projeto viabiliza. “A cada momento o mercado de trabalho fica mais exigente e isto está fazendo com que as pessoas precisem estar mais preparadas para as mudanças do dia a dia”, reflete.

Josiana faz parte, portanto, do expressivo quantitativo de 1.034 Técnicos em Saúde Bucal que a ESP/CE já formou entre 2002 e 2018 e que atuam na rede estadual e municipal de saúde. Todas as turmas do curso são formadas a partir de profissionais que já estejam na atuando na Rede. Sua construção remonta e se fundamenta na Política Nacional e Estadual de Educação Permanente, como uma estratégia para transformar e qualificar as práticas de saúde através da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores do setor saúde.

Para a coordenadora do curso, Elis Regina Farias, a capacitação tem gerado impactos positivos tanto na carreira individual dessas pessoas quanto nos serviços de saúde. “É uma oportunidade deles adquirirem novos conhecimentos, saber por que estão fazendo determinado procedimento”, afirma. De acordo com a gestora, é nesse momento que o profissional recebe as orientações necessárias ao aprimoramento das suas habilidades a serem aplicadas no dia a dia do trabalho.

O TSB é o profissional que atua na promoção, prevenção e controle de doenças bucais. Além disso, suas atividades envolvem a manutenção do controle de estoque e gerenciamento dos instrumentos tecnológicos dos consultórios, bem como a realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal, entre outras competências.

TPD

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que oito milhões de pessoas precisam de prótese dentária no Brasil. Os números de 2017 apontavam que 39 milhões de brasileiros usavam algum tipo de prótese, seja parcial fixa ou removível. Compreendendo a importância de se fortalecer as ações já executadas nas Unidades Básicas de Saúde do país, foi que a ESP/CE lançou em outubro de 2013 a primeira turma do Curso Técnico em Prótese Dentária (TPD).

O TPD é o profissional que presta serviços indiretos ao paciente, ao executar a parte mecânica dos trabalhos odontológicos em um laboratório de prótese dentária, por solicitação direta do cirurgião dentista. A formação foi implantada em caráter de pioneirismo a partir de uma cooperação internacional entre a ESP/CE e o governo do Canadá, tendo sido a única ofertada no estado do Ceará, desde então.

A turma iniciou suas atividades em 2013 e concluiu em dezembro de 2016, dentro de uma prerrogativa de se favorecer a inserção do Técnico em Prótese Dentária no mercado de trabalho e a consequente ampliação e melhoria dos serviços e do acesso da população aos serviços de prótese. Ao todo, o projeto formou 19 novos profissionais que atuam nas redes estadual e municipal de saúde cearense.

Dieps

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE atua na formação e capacitação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública, mantendo cooperações técnicas com todos os municípios cearenses e com instituições estaduais atuantes em vários campos da saúde.

Seu foco, reside no desenvolvimento de programas de formação e educação permanente para trabalhadores(as) do SUS e da comunidade, em nível de educação básica, bem como pesquisa e extensão, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando as redes colaborativas e fortalecendo o Sistema Saúde-Escola.

No período de 2015 a 2018, a diretoria alcançou o expressivo número de 14.143 profissionais de nível médio capacitados em cursos de natureza Técnica, Especialização Técnica, Aperfeiçoamento, Qualificação e Atualização.