Curso de Atualização em Vigilância Sanitária conclui 2º módulo de atividades

25 de outubro de 2019 - 16:32 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) encerrou nesta sexta-feira, 25, o 2º módulo do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária. A formação teve início em setembro deste ano e ocorre em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE), através do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS), e possui uma estrutura modular.

A iniciativa visa instrumentalizar os serviços de Vigilância Sanitária, por meio da atualização dos seus profissionais de modo a melhor qualificá-los para a gestão e execução de ações próprias, contribuindo assim para o fortalecimento deste campo da saúde pública e, consequentemente, para a melhoria da qualidade em saúde da população do estado do Ceará.

A carga horária total é de 80 horas e cada um dos seus módulos apresentam temáticas específicas, com atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial – atividades que acrescentam e sistematizam o conhecimento teórico que sustenta a prática; e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho – aplicação dos conhecimentos sistematizados no período presencial.

Ao todo, foram ofertadas 30 vagas para profissionais de saúde que compõem as seguintes Regionais de saúde: 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) Aracati; 4ª CRES-Baturité, 8ª CRES-Quixadá e 19ª CRES-Brejo Santo. De acordo com a coordenação do curso, as vagas foram destinadas a trabalhadores da VISA que já tenham participado do Curso Básico de Vigilância Sanitária.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma das mais antigas práticas de Saúde Pública do mundo moderno e considerada como um grande desafio para os gestores em saúde. Em virtude do cenário nacional em que mudanças regulatórias estão acontecendo e a nível municipal há uma constante rotavidade de profissionais de saúde na área de VISA, torna-se extremamente urgente a atualização dos técnicos sobre as ações e atividades no âmbito do trabalho territorial para que desempenhem funções com conhecimento, eficiência e exatidão.