III Mostra de Pesquisa e Extensão em saúde abre chamada para trabalhos

16 de outubro de 2019 - 09:56 # # #

Fortalecer as pesquisas, a partilha dos conhecimentos e discussões acerca da Problemática da Violência contra a Mulher será um dos principais objetivos do Seminário “Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. Promovido pela ESP/CE em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Casa Lilás, o evento ocorrerá entre os dias 18 a 20 de novembro e fará parte da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Neste ano, a III Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde comporá a programação da iniciativa. As apresentações ocorrerão no dia 18 e 19 de novembro na sede da ESP/CE e buscará promover um espaço de compartilhamento de estudos e experiências acerca de trabalhos na área da saúde que contemplem a temática do enfrentamento à violência contra as mulheres.

Poderão se inscrever acadêmicos em geral, pós-graduandos, residentes, preceptores, profissionais de saúde, colaboradores da ESP/CE e integrantes de movimentos sociais. A submissão dos resumos expandidos deverá ocorrer por meio de formulário online, disponível no link (https://bit.ly/2oCuiiU) no período de 17 de outubro às 23h59m do dia 27 de outubro de 2019.

As apresentações dos trabalhos ocorrerão por meio de e-posters, de acordo com as especificações do edital de submissão. A publicação dos trabalhos aprovados deverá ser divulgada na data provável de 12 de novembro na página do evento.

Seminário

Na edição deste ano, o Seminário terá como tema: Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento a Violência contra Mulher. No dia 18 de novembro, a programação Além da realização do I Encontro da Rede Estadual de Atenção Integral às Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2018 foram registrados mais de 145 mil casos de violência física, sexual, psicológica contra mulheres. As estatísticas apontam que o número de notificações de violência física causada pelos conjugues quase quadruplicou de 2009 a 2016.

Os índices preocupam e repercutem também no Ceará, onde, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados 13.560 casos por violência interpessoal e autoprovocada no sexo feminino, de 2017 a 16 de setembro de 2019.

REALIZE SUA INSCRIÇÃO

ACESSE A ÍNTEGRA DO EDITAL