ESP/CE realizará Curso Básico de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase

2 de outubro de 2019 - 14:33 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Martins Rodrigues em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG/SESA/CE), realizará no período de 21 a 25 de outubro o Curso Básico de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase. Os encontros ocorrerão no Centro de Dermatologia Dona Libânia.

A formação, que já encontra-se com turma fechada, destina-se aos técnicos farmacêuticos bioquímicos dos municípios e objetiva desenvolver a aprimorar as habilidades, conhecimentos e técnicas necessárias para a realização de coleta e leitura do esfregaço dérmico e do escarro.

Possui carga horária de 40 horas e foi estruturado a partir da necessidade de se aperfeiçoar as técnicas de coleta, esfregaço e coloração das lâminas, conferindo ao exame maior confiabilidade e precisão nos diagnósticos.

De origem infecciosa, a Tuberculose é uma preocupante doença de caráter transmissível. Anualmente, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose são notificados no Brasil. Estimativas apontam também que 4,5 mil pessoas por ano morram no país em decorrência da doença. O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada.

Já a hanseníase, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. É uma enfermidade curável, mas se não for tratada pode deixar sequelas. No Brasil, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).