Turma V da RIS-ESP/CE participa de aula sobre Direitos Humanos com Renato Roseno

6 de setembro de 2019 - 15:57 # # #

Assessoria de Comunicação e Markerting da ESP/CE

Uma manhã voltada para a reflexão sobre as particularidades e trajetória histórica dos Direitos Humanos relacionadas à saúde. Movido por essa linha de debate, o deputado Estadual Renato Roseno ministrou aula na manhã desta sexta-feira, 06, na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.

O encontro com o parlamentar fez parte do terceiro dia de atividades do Módulo Específico “Atenção Integral à Criança e ao Adolescente” do nosso Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE).

Falando diretamente aos residentes das ênfases de Saúde da Família e Comunidade; Saúde Mental Coletiva; e Saúde Coletiva da Turma V, Roseno fez uma contextualizada apresentação acerca dos Direitos Humanos e seus princípios fundamentais do ponto de vista ético, dos elementos constitutivos de um Sistema de Direitos, além dos aspectos relacionados ao Direito da Infância.

Para o gestor, é preciso que os profissionais da saúde, e a sociedade de uma forma geral, assumam um posicionamento de pensamento crítico e político acerca das condições sociais em que estão inseridos. A retirada de direitos por parte do sistema e o aumento das taxas de desigualdade sociais em todo o mundo, foram alguns dos desafios apontados pelo professor. “Não há saúde, nem democracia com esses elevados níveis de desigualdades”, pontou.

De acordo com o Renato Roseno, um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos profissionais  do campo da saúde são as caraterísticas sócio-políticas do Brasil enquanto “Sistema Capitalista dependente, periférico e recolonizado”, problematizou. “Qual foi o projeto de sociedade, do ponto de vista de seus valores que inspirou o Sistema Único de Saúde (SUS): Uma sociedade mais democrática, com menor nível de desigualdade, mais justiça social, e acesso a direitos”, pontuou.

A crença na manutenção de um sistema de saúde integral e universal, segundo o parlamentar, deve ser uma questão fundamental no debate sobre o futuro do sistema de saúde no Brasil. Para Roseno, portanto, a defesa pela garantia desses direitos é algo irredutível “Você não pode, sob nenhuma hipótese, dizer que um ser humano não terá saúde e educação. Pode compreender as condições socioeconômicas”, afirma, reforçando a importância de não “naturalizarmos a falta de acesso da população à saúde enquanto um dado moral”.

Turma V

A Turma V (2018 – 2020) da RIS-ESP/CE iniciou suas atividades em março de 2018. Ao todo, cerca de 300 residentes compõem o coletivo de profissionais dos componentes Comunitário e Hospitalar do programa.

Desde 2013, a RIS-ESP/CE mostra-se como importante estratégia de fortalecimento do SUS e da formação dos trabalhadores da Saúde no Ceará, sempre comprometida com a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios doutrinários do nosso sistema de saúde nacional.

O programa é uma importante estratégia de capacitação de lideranças técnico-científicas e políticas por meio da interiorização da educação permanente e interprofissional em saúde na perspectiva de contribuir para a carreira na Saúde Pública e para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.