ESP/CE: 26 anos com saldo positivo

22 de julho de 2019 - 10:52 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

“A ESP/CE é o órgão mais importante do Ceará porque, por princípio, é onde se estuda e produz o conhecimento, o que faz toda a diferença”. A afirmação é do secretário de Saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto), durante a cerimônia de comemoração dos 26 anos de fundação da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues, realizada hoje, dia 22, no auditório principal da instituição.

A cerimônia abriu a programação da semana comemorativa dos 26 anos da ESP/CE que prossegue até o próximo dia 24, com atividades que destacarão a trajetória da entidade desde sua criação. A solenidade foi antecedida pelo hasteamento e execução da Bandeira e do Hino Nacional e pela apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Além do secretário da Saúde do Ceará, a cerimônia foi prestigiada por Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE; Joana Maciel, secretária de Saúde de Fortaleza; Mário Francolassi, superintendente-adjunto do Instituto de Planejamento de Fortaleza; Alequiy Vasconcelos, representante do Conselho Regional de Medicina; Lia Barroso, diretora do Centro de Ciências da Unifor: e colaboradores.

Equidade

Em seu depoimento, Carlos Alberto Rodrigues disse que a ESP/CE simboliza a equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo fato dela sair da formalidade do ensino tradicional. “Ela tem se destacado em seu papel de qualificar continuamente, de acordo com as transformações da sociedade, estabelecendo uma sintonia com as instituições de ensino e centros de formação de saúde”, ressaltou o secretário.

Segundo o secretário, a ESP/CE tem cumprido essa equidade, que é um dos outros princípios assegurados pelo SUS em que as ações e serviços devem ser oferecidos aos cidadãos. Carlos Alberto Rodrigues lembrou que o “Ceará é um inovador na área da saúde, sendo referência em várias ações, incluindo na criação de uma Escola de Saúde Pública de Saúde, que hoje festeja seus 26 anos”.

Em outro trecho de seu depoimento, o secretário de Saúde do Ceará enfatizou que a ESP/CE “ tem sido um vetor de conhecimento, ampliando, através de seus cursos, a formação e a capacitação de profissionais de saúde”. Em sua trajetória, enalteceu o secretário, “a ESP/CE tem cumprido seu papel social e está passando por uma renovação no sentido de valorizar os seus trabalhadores, além de compartilhar saber com os gestores e profissionais de saúde”.

Já o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, expressou sua satisfação com as conquistas alcançadas na capacitação dos profissionais de saúde ao longo dos 26 anos de existência da instituição. Sobre sua gestão, ele disse que tem feito esforços no sentido de organizar a entidade para que ela seja eficiente nas suas funções, não somente na área de educação permanente de saúde, bem como na contribuição do bem-estar físico, mental e social da população cearense. “Estamos ampliando nossas ações, nos integrando com as comunidades universitárias e centros de formação de saúde, e preparando novos voos na busca da promoção da saúde da sociedade”, finalizou ele.

Revista e ObservatórioEPS

A cerimônia contou ainda com a exibição de um vídeo institucional sobre as ações da instituição e depoimentos de ex-alunos, gestores e profissionais de saúde sobre a trajetória da ESP/CE. Na sequência, foi realizada a entrega simbólica das doações da Gincana da Solidariedade, obtidas por ocasião da festa junina da ESP/CE, para Joaquim Melo, coordenador do Banco Palmas, do Conjunto Palmeiras.

Outro momento da cerimônia foi o lançamento da revista Cadernos ESP 2019.1 e do projeto ObservatórioEPS por Jadson Franco, coordenador do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE. O Observatório Permanente em Saúde (ObservatórioEPS), segundo Jadson Franco, é uma proposta apresentada pelo Cenic, em cooperação técnica da Secretaria da Saúde do Ceará, com o objetivo de implantar e implementar o primeiro observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará.

“O ObservatórioEPS contribuirá na articulação dos municípios e disseminação de informações sobre Educação Permanente em Saúde do Ceará, com a finalidade de orientar as práticas das micros e macrorregionais de saúde, bem como gestores, pesquisadores e população, por meio da disponibilização de conhecimento em rede, apresentando um conjunto de metas”, esclareceu Jadson Franco.

Após a cerimônia, houve um descontraído congraçamento entre os trabalhadores da instituição durante um “coffee breack” realizado na Praça da ESP/CE.

Balanço positivo

A ESP/CE comemora os seus 26 anos de fundação com um balanço positivo. Ao longo de sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e gestores na saúde pública, o que gerou benefícios, diretos e indiretos, para milhões de cearenses.

Em 25 anos, a ESP/CE já formou 127.127 profissionais: 86.925 formados nos cursos livres, 7.377 na pós-graduação e 32.825 nos cursos profissionalizantes. De 1993 até este ano, 810 cursos foram realizados pela ESP/CE, sendo 676 livres, 112 pós-graduação e 22 profissionalizantes.

Por meio de seus cursos, profissionais de saúde do Ceará são formados pelo Centro de Residências em Saúde (Ceres) em residências médicas e multiprofissionais, bem como em especializações nas áreas de Gestão, Atenção e Vigilância em Saúde. Também são ofertados cursos de nível técnico, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Hemoterapia, entre outros.