RIS-ESP/CE conclui imersão e inicia territorialização da turma VI

22 de março de 2019 - 13:49 #

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

A Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) por meio do seu Programa de Pós-Graduação na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde / Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), concluiu na última sexta-feira, 15, as atividades de acolhimento da sua sexta turma (2019-2021). Os cerca de 300 profissionais-residentes encerraram um ciclo de acolhida inicial em uma semana repleta de atividades, encontros, partilha de informações e vivências, a partir de tudo o que o sistema de saúde brasileiro espera desses novos atores e tem para eles oferecer.

Ainda naquela manhã, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau) e egresso da RIS-ESP/CE, Pedro Araújo, falou aos residentes sobre participação popular e Controle Social no SUS Ceará. Ele chamou a atenção de cada um dos residentes e preceptores enquanto profissionais da saúde para a manutenção das boas práticas no Sistema Único de Saúde (RIS-ESP/CE). “Essa é uma responsabilidade que não é só ética e política, mas também social. Nós temos de pensar no coletivo”, enfatizou.

Além da mesa conduzida por Pedro, o último dia da Imersão contou com um debate sobre a atuação do Fórum Cearense de Residências em Saúde no cenário das Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará. Além de uma exposição conduzida pela médica e Doutora em Educação, Vera Dantas. Na ocasião, ela refletiu acerca da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e suas contribuições para a formação e atuação no SUS.

Avaliação

No período da tarde, os residentes e seus preceptores realizaram e discutiram uma avaliação do processo da Semana de Imersão. Para Max Cid Castelo, tutor da RIS-ESP/CE, todo o processo de acolhida e acompanhamento da Turma VI ocorreu em parceria com o coletivo de residentes da Turma V e do grupo Roda Gira. “Garantir essa semana de Imersão foi importante para que agente pudesse sentir e acolher esses novos profissionais que entrarão nos serviços ao mesmo tempo em que entram também no processo de formação”, destaca.

Concluído esse momento, agora os residentes da Turma VI iniciaram já nesta segunda-feira, 18, o seu processo de territorialização. Ao todo, 15 municípios cearenses compõem o quadro de cenários de aprendizagem dos cerca de 300 profisionais-residentes no programa. Nessa etapa, os residentes atuarão diretamente nos cenários e contextos de prática, iniciando, assim, a construção das suas agendas de atuação e integração às agendas e processos de trabalho do SUS Ceará.

A equipe pedagógica da RIS-ESP/CE explica que, nesse período, tanto os profissionais do componente hospitalar quanto comunitário, estarão imersos em um processo de conhecimento e diagnóstico do serviço em saúde nesses cenários.

Territorializar esses campos de atuação compreende, portanto, um importante etapa para o entendimento dos processos constitutivos dos espaços de convivência social e comunitária, onde o profissional da saúde deve estar atento aos saberes e fazeres que ali desenvolvidos e que podem contribuir nos processos de trabalho e aprendizagens nos cenários de prática.