Diagnóstico de Vigilância em Saúde é lançado no Ceará

17 de dezembro de 2018 - 14:23 # # #

 

O Ceará passou a contar, no último dia 11, com um importante documento no auxílio das ações em Vigilância em Saúde dos 184 municípios cearenses. Trata-se do estudo intitulado “Diagnóstico de Vigilância em Saúde dos Municípios do Ceará”. O trabalho foi desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Investigação Científica (Cenic). Este documento e seus resultados foram apresentados no V Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, que ocorreu de 10 a 13 de dezembro últimos.

A ideia do estudo surgiu a partir de uma preocupação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig) em potencializar e ampliar ações de Vigilância em Saúde já existentes. A finalidade da pesquisa proposta pelo Covig ao Cenic foi verificar a necessidade de reorganização dos serviços de saúde, para melhor responder às demandas da população, no que diz respeito à qualidade de vida, a partir da prevenção de agravos e a promoção da saúde.

Durante a IV Mostra de Experiência Bem-Sucedidas de Vigilância em Saúde no Ceará, que compôs  o V Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, o coordenador da pesquisa, Jadson Franco, apresentou alguns dados do estudo, ressaltando a importância da parceria com a coordenadoria na partilha desses indicativos. De acordo com o pesquisador, o levantamento mostra que ao menos 76,8% dos profissionais atuando na área da vigilância em saúde do Ceará são mulheres.

Além desses índices, a diagnóstico detectou uma forte concentração de jovens com ensino superior nos postos de trabalho com alcance de 98,4 do percentual consultado na pesquisa. “A gente vê ai inclusive uma inovação quando notamos o desenvolvimento de sistemas socioeducativos feitos nos municípios”, ressalta Jadson Franco.

Já a coordenadora do Covig, Daniele Queiroz, destacou a relevância da pesquisa a partir da atual estrutura da Vigilância em Saúde no Ceará. “A partir de agora, a gente vai conseguir investir e planejar capacitação específica para locais que necessitam de profissionais treinados”, relata. Ainda segundo Daniele, os encaminhamentos para as próximas tomadas de decisões partirão da leitura dos dados que o estudo trará. “O nosso planejamento começa agora, então, a partir desse diagnóstico”, finalizou.

O encontro

No último 13, o V Encontro Estadual de Vigilância em Saúde foi encerrado com o lançamento dos Planos de Vigilância e Controle de Doenças e Agravos. O evento, que ocorreu na sede da ESP/CE entre os dias 10 a 13, reuniu técnicos da Vigilância em Saúde dos 184 municípios do Estado, egressos do EpiSUS Fundamental, coordenadores das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig), da Secretaria da Saúde do Ceará. Ao todo, 350 profissionais debateram Vigilância em Saúde no Ceará durante estes três dias.