Seminário reflete perspectivas de combate à violência contra a mulher

21 de novembro de 2018 - 09:49 # # #

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Ceará do Governo do Ceará, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Cooperativa Interdisciplinar de Capacitação e Assessoria LTDA (Casa Lilás), lançou, no último dia 19, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A iniciativa foi oficialmente aberta, no dia 20, com a realização do “II Seminário Trilhando Caminhos pelo Fim da Violência contra a Mulher: Dignidade e Humanização no Atendimento em Saúde às Mulheres Vítimas de Violência”.

Organizado pela ESP/CE, o evento reuniu autoridades locais, representantes de instituições cearenses, pesquisadores, estudantes em uma manhã de debates e apresentações de trabalhos científicos acerca da temática sobre a violência contra a mulher.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, ressaltou a importância do evento. “Para que possamos construir estratégias efetivas para o enfrentamento desse problema e também fortalecer os profissionais no acolhimento dessas mulheres e dessas famílias nessa problemática ainda tão presente em nosso cotidiano e em todas as classes sociais”, destacou.

A gestora participou da solenidade de abertura junto com Camila Silveira, coordenadora de Políticas para as Mulheres do Governo do Ceará; Lourdes Góes, representando a Casa Lilás; Grayce Albuquerque, representado a URCA e Lígia Lucena, supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE e representante da equipe organizadora do seminário.

Para Camila Silveira, a campanha é uma oportunidade de gerar maior visibilidade ao tema por meio de ampla adesão da sociedade civil e poder público. “Com a participação dos movimentos de mulheres, órgãos de segurança pública, justiça, saúde, universidades, casas legislativas e organizações não governamentais, seremos capazes de gerar multiplicadoras e multiplicadores em prol da igualdade de gênero.”

O evento contou com duas mesas redondas (“Diversidade de Mulheres na Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher”; e “Dignidade, Acesso e Humanização no Atendimento em Saúde às Mulheres Vítimas da Violência”), além da apresentação de 28 trabalhos científicos dentro da II Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde: Violência contra as mulheres e do lançamento do II Caderno “Diálogos sobre as Experiências no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

No dia 28, as atividades do II Seminário Trilhando Caminhos pelo Fim da Violência contra a Mulher: Dignidade e Humanização no Atendimento em Saúde às Mulheres Vítimas de Violência ocorrerão na sede da URCA, no Cariri.

A campanha

A campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi idealizada, inicialmente, em 1991 pelo Center for Women`s Global Leadership (CWGL) exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.

A ação desenvolve-se, anualmente, entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando em mais de 154 países e homenageia as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.