ESP/CE adere ao Novembro Azul

8 de novembro de 2018 - 14:30 # # #

Assessoria de comunicação da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará muda de cor. Do rosa (Outubro Rosa) para o azul e se engaja no Novembro Azul, que é a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata voltada para a sociedade em geral, mais especificamente para os homens. Assim como no Outubro Rosa, em que vários monumentos públicos e privados se iluminam de rosa, em novembro os mesmos ou outros espaços são iluminados de azul para lembrar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata.

Neste mês, a ESP/CE promove uma série de palestras educativas para debater o câncer de próstata. Estão agendados Rodas de Conversa e um Colóquio, que acontecem no período de 12 a 29 de novembro. No dia 19, haverá o Colóquio “Prevenção, detecção e tratamento do câncer de próstata: prevenir para não tratar”, na sede da ESP/CE, com a presença dos palestrantes Érico Furtado Brasil, médico cirurgião da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Fernandes Távora; Leila Cavalcanti Soares, fisioterapeuta; e Valéria Mendonça, coordenadora do movimento “Eu me trato, eu me cuido”.

O câncer de próstata também será debatido em Rodas de Conversa que acontecerão no dias 12 e 28 de novembro, com participantes de adolescentes e idosos do Projeto Bem , no Poço da Draga. No dia 29 de novembro, terá outra Roda de Conversa com grupo de idosos do Projeto Saúde, na Instituição Espaço Viva Gente (Passaré).

Internacionalmente, o mês de novembro é dedicado à ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Movimento do Novembro Azul se originou na Austrália no ano de 2003 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que acontece todo dia 17 de novembro. Originalmente, o Novembro Azul era dedicado apenas ao diabete mellitus e o dia 14 de Novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes. Ainda em novembro, o dia 19 é a data que marca comemorações do Dia Internacional do Homem, que tem como objetivo melhorar a saúde do homem, a relação entre os gêneros, bem como promover a igualdade de gêneros e destacar os papéis positivos de homens, tanto na família como na comunidade.

Incidência

O câncer de próstata é considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. A maioria dos diagnósticos é constatada em homens acima dos 65 anos, e somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos. Esse é um tipo de câncer que acomete a glândula da próstata, que faz parte do sistema reprodutivo do homem. Considerada uma doença silenciosa, pode demorar anos para se manifestar e os sinais costumam aparecer já na fase avançada.

Com o aumento da expectativa de vida mundial, estima-se que o número de novos casos aumente cerca de 60%. Para esse tipo de câncer, a estimativa é de 2.550 novos casos no Ceará, sendo 590 só em Fortaleza, segundo dados do Instituto do Câncer do Ceará – ICC.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que só o homem possui e faz parte do seu sistema reprodutor. É um órgão pequeno que se assemelha a uma castanha e se localiza na parte baixa do abdômen. As ações para controle da doença procuram focar em estratégias como a prevenção e o diagnóstico precoce. Já se comprovou que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as que são de origem animal, auxilia na diminuição do risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas. Nesse sentido, é recomendável a prática de outros hábitos saudáveis, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir o consumo de álcool.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Exame

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal.

Por conta dos estereótipos da sociedade, muitos pensam que jamais deveriam ter o ânus tocado e muito menos penetrado, mesmo que por um bom motivo. Assim, a campanha do Novembro Azul vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias.]

A campanha Novembro Azul, desde o seu surgimento, tem contribuído para esclarecer a população masculina sobre os diferentes tipos de câncer. O preconceito, ainda, é o maior problema, em função da resistência dos homens em procurar um serviço médico.