Pesquisa sobre vigilância em saúde alcança 184 municípios cearenses

31 de outubro de 2018 - 16:15 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), está realizando um estudo com a finalidade de verificar a necessidade de uma reorganização dos serviços de saúde ofertados no Estado do Ceará.

Intitulada “Diagnóstico da Vigilância em Saúde do Ceará”, a pesquisa realizada por meio de convênio firmado entre o Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), contou com a participação das coordenações das vigilâncias nas quais atuam os sujeitos que lidam diretamente com o cuidado, o monitoramento e a fiscalização, ou seja, com ações que compõem o campo da Vigilância em saúde, em nível estadual.

Por se tratar de uma investigação ampla, aplicada em 184 municípios cearenses e de uma temática que abarca significados distintos como os da “Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador”, o instrumento elaborado procurou dar conta de informações relevantes, que permitirão uma análise precisa sobre o campo da Vigilância em saúde no Ceará.

De acordo com a equipe organizadora do estudo, acredita-se que o diagnóstico apontará necessidades e norteará planos de ação baseados nos pressupostos de que os serviços em saúde precisam ser devidamente organizados. Para Jadson Franco, supervisor do Cenic, esse é certamente um dos cernes dessa questão. “De pôr em prática os princípios de universalização, integralidade e equidade na prestação de serviços de saúde pública”, ressalta.

De acordo com Maria Lourdes, responsável pelo presente estudo, um dos pontos de destaque da iniciativa foi seu caráter de amplitude por “trazer uma mostra total relativa ao perfil da vigilância em saúde de todos os municípios do Ceará”, destaca.

Neste momento, o Cenic está realizando a compilação dos dados coletados nos 184 municípios cearenses. E a previsão é de que a pesquisa seja concluída na segunda quinzena de dezembro com a apresentação de um relatório final.