ESP/CE realiza ação junto a grupos de apoio a mulheres com câncer

23 de outubro de 2018 - 16:37 # # #

Aos 45 anos de idade, Iracema Lima descobriu que teria de enfrentar, por duas vezes, um câncer de mama. Ela conta que graças ao diagnóstico precoce e ao tratamento célere realizados em 2002, conseguiu vencer a doença e hoje leva uma vida normal. Na tarde desta segunda-feira, 22, ela participou, junto a outros grupos e associações de apoio a mulheres com câncer, em mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa 2018 realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

A atividade, realizada pela instituição por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (CEESA), contou com a participação de pessoas de diferentes comunidades de Fortaleza e reuniu grupos de apoio às mulheres com câncer como o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) e o Programa de Assistência à Mulher Mastectomizada (Proamma).

As representantes e colaboradoras dessas instituições realizaram uma exposição dos produtos e materiais alusivos à luta contra o câncer de mama como blusas, broches, brincos, além de uma oficina que trouxe o resgate do trabalho realizado pelos grupos em prol dessa importante causa.

A ação foi ressaltada por Cleoneide Pinheiro, que integra a equipe de profissionais do CEESA. “O câncer tem cura. Mas primeiro tem de haver uma mudança de comportamento e estilo de vida, principalmente os grupos de risco. E essas pessoas estão sendo convidadas para nossas ações aqui na ESP/CE”. Ainda na parte da tarde, a agenda de atividades contou com uma aula de zumba aberta a todos os presentes na ESP/CE.

Durante esse mês de outubro, a ESP/CE, por meio do CEESA, também está arrecadando lenços e cabelos para doação às associações e programas parceiros na causa do Outubro Rosa e na luta contra o câncer de mama no Ceará. Os interessados poderão fazer suas doações na sede da ESP/CE, localizada na Rua Antônio Justa, 3161 – Meirelles.

 

Depoimentos

Elizabete da Costa – Colaboradora do Proamma

Nesse mês de outubro nós apoiamos as mulheres a fazer o autoexame e se conscientizarem das condições dos seus corpos. Mas não apenas as mulheres, os homens também. Porque nós, enquanto homens e mulheres temos de nos cuidar e acima de tudo nos amar. Porque se a gente não se amar quem irá?

Neusa Marques – Aposentada

Os eventos são muito importantes devido ao entrosamento que fazemos com as pessoas. Eu gosto de participar de cada evento que realizamos com os grupos. Nós aprendemos muito. E acho que o importante é a gente viver o presente. Nós lutamos e os profissionais da saúde nos ajudam bastante nisso.