RIS-ESP/CE debate enfrentamento ao câncer de mama

19 de outubro de 2018 - 16:39 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), realizou nesta quinta-feira, 18, uma palestra sobre as perspectivas e os cenários para o enfrentamento ao câncer de mama no Brasil. O encontro contou com uma exposição feita por Antônio de Pádua Almeida, médico mastologista e diretor clínico do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).

O evento foi um importante momento de troca entre os residentes a fim de que todas as informações trocadas nas conversas possam ser partilhadas e aplicadas por esses profissionais em seus respectivos ambientes de trabalho.

De acordo com dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentados por Antônio de Pádua, estima-se novos 58 mil casos de câncer de mama em 2018 no Brasil. No Ceará, os números podem chegar a 2.200 diagnósticos.

Desse total, cerca de 1.400 podem ser registrados só em Fortaleza. “O importante é que vocês possam levar adiante essas informações seja a um amigo ou um familiar. E dizermos que o câncer de mama tem cura, desde que diagnosticado precocemente”, alertou.

O médico também discutiu acerca dos principais fatores de risco da doença, bem como outras informações sobre procedimentos da mastologia enquanto especialidade médica e as alternativas de prevenção e tratamento hoje existentes. Para ele, entretanto, o tratamento deve ocorrer de modo individualizado, considerando sempre as especificidades de cada paciente.

A palestra do médico Antônio de Pádua ocorre como uma atividade que integra a agenda de atividades da Turma IV da RIS-ESP/CE. Nesse momento, os residentes participam do Módulo de Construção do Conhecimento, iniciado ainda em agosto deste ano. A programação do Módulo Transversal III terá continuidade nesta sexta-feira, 19, com encontros dos componentes Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.

 

Agenda RIS-ESP/CE 19/10

8 horas às 12 horas

Saúde da Família e Comunidade
Doenças e agravos de relevância epidemiológica e sócia

Saúde Mental Coletiva
Atenção Psicossocial ao usuário do álcool e outras drogas

Saúde Coletiva
Ciências Humanas e Sociais aplicada a Saúde

13 horas às 17 horas

Saúde da Família e Comunidade
Doenças e agravos de relevância epidemiológica e social

Saúde Mental Coletiva

Saúde Coletiva
Ciências Humanas e Sociais aplicada a Saúde