Colóquio ESP/CE discute desafios no combate ao câncer de mama

19 de outubro de 2018 - 16:47 # # #

A ESP/CE segue trabalhando no fomento às ações que integram a campanha do Outubro Rosa no Ceará. Nesse sentido, foi que a instituição, por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (Ceesa), realizou nesta sexta-feira, 19, mais um “Colóquio ESP/CE Saúde em Foco”, cujo tema foi “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Mama: um Olhar Multidisciplinar e a Participação Popular”. O encontro reuniu profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral (grupos de apoio e associações de mastectomizadas).

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, saudou os presentes e reforçou o papel da instituição enquanto um importante elo com a população do Estado. “A saúde pública é algo que diz muito respeito ao cidadão. E o objetivo da ESP/CE são vocês, uma vez que vocês que são a razão de ser dessa escola”, reforçou Salustiano aos presentes.

Esse engajamento social também foi ressaltado por Luiz Porto, médico e diretor do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da Universidade Federal do Ceará (GEEON-UFC). Para ele, a falta de participação popular é um dos principais desafios no tratamento do câncer no Ceará. “E para podermos mudar essa realidade é preciso mais investimentos na educação sanitária e no Programa Saúde da Família (PSF)”, reforçou, atentando para o preocupante número do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que estima novos 59.700 casos de câncer de mama entre mulheres em 2018.

A disseminação dos conhecimentos e a partilha das informações sobre saúde também foram pontuadas por Luciana Lopes, supervisora do Ceesa. Segundo a gestora, um dos objetivos do centro é “trazer a sociedade para dentro dos debates em saúde e tentar esclarecer os temas que são importantes dentro do calendário do Ceará”.

Também participaram como debatedores no colóquio: Ércio Ferreira Gomes, mastologista representando o Instituto do Câncer do Ceará (ICC); Ana Fátima Carvalho, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Daniele Castelo Branco, da Rede Mama; e Valéria Mendonça, do Movimento Outubro Rosa – Ceará.

Maria Delmisa – professora aposentada
É muito importante você ter a consciência de que tem de cuidar da sua saúde para ter uma melhor qualidade de vida. E, se for o caso, descobrir o câncer com antecedência para ter um melhor tratamento. É isso que temos de divulgar para o mundo inteiro.

Fátima Romanholi – artesã
Acho muito importante esse trabalho e essas reuniões para se falar sobre o câncer de mama. Principalmente, para conscientização das mulheres porque há muitas pessoas que, realmente, não são conscientizadas de fazer esse tipo de acompanhamento. Acho maravilhoso porque a gente conhece várias pessoas diferentes, além de vários tipos de trabalho em que as pessoas estão envolvidas.