Rede reforça saúde dos cearenses

27 de junho de 2018 - 10:31 # #

A população do Ceará passou a contar, desde o último dia 26, com o apoio e a força de trabalho da Rede Cearense de Promoção em Saúde. Instituída por meio de uma parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), a iniciativa faz parte dos projetos organizados pelo Centro de Extensão em Saúde da autarquia estadual.

O público presente no Centro Municipal de Pequenos Negócios (CMPN), conhecido como Beco da Poeira, pôde participar ativamente da programação alusiva a este importante momento do fomento à saúde do Ceará. As atividades ofertadas reuniram serviços como aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e nutricional, além de alongamento, educação em saúde e uma roda de conversa com a liga de alunos de cirurgia plástica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, agradeceu a cooperação de todos os parceiros e dos presentes e destacou a importância da promoção da saúde, sobretudo, em relação ao desenvolvimento da noção de empoderamento social na promoção da saúde coletiva. “A ideia é que possamos alinhar ações e espaços existentes no Estado, desenvolvidos pelos diversos órgãos formadores e entidades, de forma que a Rede impacte nos resultados almejados na promoção da saúde no Estado”, afirmou.

Esse caráter de integralidade interinstitucional também foi pontuado pelo secretário adjunto da SESA, Marcos Gadelha. Para ele, o cuidado e manutenção da saúde de uma sociedade não pode se deter apenas no tratamento das doenças. “Precisamos investir mais na questão preventiva e na promoção da saúde, estabelecendo parcerias para chegarmos mais próximos dos cidadãos e, através de um processo educativo, formar pessoas para esse entendimento”, destacou o secretário.

A Rede Cearense de Promoção em Saúde objetiva desenvolver ações de extensão, voltadas ao protagonismo em saúde dos cidadãos, contribuindo assim com o empoderamento comunitário em atuar na identificação de problemas associados à saúde e no planejamento e implementação de ações que busquem melhorar a qualidade de vida e saúde da população. A iniciativa coloca no centro desse processo o implemento do poder do cidadão nas comunidades, a posse e o controle dos seus próprios esforços investidos por meio de ações concretas e efetivas na identificação de prioridades, na tomada de decisão, na definição de estratégias e na sua implementação visando a melhoria das suas condições de saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede tem parcerias com instituições de ensino superior públicas e privadas, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Christus, e o Centro Universitário Estácio.

O trabalho conjunto visando a adequação das necessidades em saúde da população e a antecipação do fator doença foram discutidos pela coordenadora de Vigilância em Saúde do Ceará, Daniele Lemos. A gestora falou diretamente aos presentes sobre a relevância do papel da ESP/CE nesse projeto. “Vocês estão diante de uma instituição que possui uma grande massa de profissionais e acadêmicos em saúde formados para o SUS”, enfatizou.

O fator de expansão também foi destacado por Daniele Lemos, uma vez que, segundo ela, a perspectiva é que esse trabalho possa ser ramificado para todo o Ceará. “O objetivo é que esse movimento aqui de Fortaleza também seja realizado nos 184 municípios do Estado. E que as pessoas de diversas realidades do Ceará também tenham acesso a esses tipos de serviços e de informações que podem salvar suas vidas, como um acesso a um diagnóstico precoce”, exemplificou.

Promoção em Saúde

Por definição, a promoção em Saúde pode ser entendida também como um processo de capacitação de cidadãos e comunidades para atuarem na melhoria da qualidade de vida e saúde incluindo maior participação e controle deste processo. Assim, promover a saúde não é responsabilidade exclusiva do setor da saúde. Vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar social.

Em seu lançamento, a Rede Cearense de Promoção em Saúde contou com a presença das seguintes instituições: Liga de Cirurgia Plástica e Oncologia da UFC; Universidade de Fortaleza; Centro Universitário Estácio; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI); Liga de Neurologia, Saúde da Mulher, programa de Atenção às Mulheres Mastectomizadas, (Proama), Instituto Sênior do Ceará (Centro Universitário Estácio); Movimento Outubro Rosa Ceará; Conselho Municipal da Saúde; Programa de Saúde Coletiva da Unifor; Ministério Público; Grupo de Apoio ao paciente Reumático (GARCE); Liga de Nutrição do Estado.

Metas

Com essa iniciativa, a ESP/CE, em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará, espera reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde e a consequente melhoria da qualidade de vida da população; a ampliação da autonomia e a corresponsabilidade do cidadão e coletividade, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e a existência de preceptoria por ênfase.

Para desenvolver o projeto, a ESP/CE se norteará nos requisitos fundamentais dos princípios e diretrizes norteadoras da Política Nacional de Promoção da Saúde; na prevenção dos fatores que determinam o processo saúde-adoecimento no Ceará; nas ações vinculadas às necessidades percebidas e vivenciadas pela população nos diferentes territórios; na ampliação da cooperação do setor saúde com outras áreas de governos, setores e atores sociais e na mobilização dos agentes públicos, organizações e sociedade.