ESP/CE reflete perspectivas do 1º Enesf

20 de junho de 2018 - 11:04 # # #

O “1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF (ENESF)” mostrou-se um exitoso momento de confluência e troca de experiências no campo da educação em saúde. Com uma diversificada programação, o evento uniu, entre os dias 13 a 15 de junho últimos, uma variada parcela de profissionais de saúde do Ceará e Nordeste em torno de atividades que refletiram as condições e encaminhamentos do atual cenário das políticas de saúde no Brasil.

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), como órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), trouxe toda sua força de trabalho dentro do evento por meio de uma equipe formada por profissionais de todos os seus centros e diretorias. O resultado desse esforço foi percebido a partir da realização de atividades múltiplas, como mostras científicas, oficinas temáticas e toda uma programação cultural que compôs o encontro.

Para o supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic), Jadson Franco, faz-se importante o entendimento do ENESF no atual contexto. De acordo com o gestor, o evento “surge como uma ideia coletiva de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento tem uma dimensão plural, múltipla, coletiva e que envolveu o Ceará e abrangeu o Nordeste”, conclui.

E apostando no entrelaçamento entre a saúde, arte e cultura, foi que a ESP/CE integrou a III Mostra de Residências em Saúde e a Programação Cultural do evento por meio de atividades na Terreirada das Residências e de suas Barracas Temáticas.

A ideia de reforço nas políticas de saúde brasileira passa igualmente pelas reflexões sobre A Estratégia Saúde da Família. Para a pesquisadora da Fiocruz, Ivana Barreto, a iniciativa desenvolve atualmente ações primordiais no fortalecimento da atenção básica de saúde. Tal relevância, de acordo com Ivana, é representada sobretudo pela figura do Agente Comunitário de Saúde (ACS). “O Saúde da Família é a porta de entrada de cerca de 90% de toda a demanda do Sistema de Saúde. E essa estratégia é uma porta de entrada no SUS o ACS é a porta do Estratégia de Saúde da Família”, reforça.

O evento

Durante seus três dias, o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (ENESF) foi marcado por um conjunto de eventos cujo principal objetivo foi a produção da troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, instituições de ensino técnico e superior, membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais) sobre o atual estágio do desenvolvimento, das experiências, dos resultados positivos e dos desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

O encontro foi uma realização do Governo do Ceará e do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família.

DEPOIMENTOS

Ailton Alves, assistente social residente de Quixeramobim

“Importante destacarmos o compartilhamento dos saberes, das produções aqui desenvolvidas. E observamos que cada uma dessas ações direcionam uma afirmação dos princípios da Reforma Sanitária e do fortalecimento do SUS”.

Sávia Augusta, educadora no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde

“Estive educadora no município de Aracati e acreditamos que esse é um momento de fazermos essa troca de experiências entre os municípios participantes. E penso que é nessa troca entre os municípios que reproduziremos, no retorno aos nossos territórios, muito do que aprendermos aqui”.