EpiSUS encerra primeira turma em Juazeiro do Norte

5 de junho de 2018 - 11:56 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), e em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria de Saúde do Ceará, realizou, nos dias 4 e 5 de junho, em Juazeiro do Norte, o encerramento da primeira turma descentralizada do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS-Fundamental, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos treinandos.

A presente turma foi composta por 18 profissionais para respostas oportunas em situações de surtos e emergências em saúde pública nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu, Missão Velha, Caririaçu, Porteiras, Brejo Santo e Milagres. Os concludentes são profissionais que atuam em saúde pública nos municípios, com atividades relacionadas à coleta de dados de vigilância em saúde, monitoramento, análise e resposta oportuna.

Realizado em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa (Coprom), o curso tem como principal objetivo construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. A capacitação tem carga horária de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino e aprendizagem no ambiente de trabalho.

No Ceará, em 2017, foram realizadas duas turmas do curso, com aulas presenciais em Fortaleza. Para 2018, a proposta foi levar a capacitação para municípios do interior do Estado. A Macrorregião de Saúde do Cariri foi a primeira a sediar o curso. De abril a junho de 2018, os profissionais de saúde da região do Cariri foram capacitados e a solenidade de encerramento do curso, com entrega dos certificados dos treinandos, será no auditório da Faculdade de Juazeiro de Norte/FJN.

O projeto-piloto foi realizado no âmbito do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e começou pelo Ceará, envolvendo os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga. O EpiSUS-Fundamental representa o primeiro de três níveis de treinamento de uma estratégia denominada FETP-piramidal (FETP, pela sigla em inglês, Field Epidemiology Training Program), com duração de 12 semanas e adoção da mesma essência dos demais níveis, de ser um treinamento em serviço.

Nesse período, ocorrem duas oficinas teóricas, seguidas de parte prática. A terceira e última oficina, onde os trabalhos são apresentados, consiste no momento de compartilhar um dos produtos elaborados pelo treinando, mas, além disso, é momento de fortalecer a rede local de trabalhadores de saúde pública, representando um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde, em todas as esferas do Sistema Único de Saúde.