ESP/CE inicia curso sobre Doenças e Agravos Não Transmissíveis

30 de maio de 2018 - 11:09

Qua, 30 de maio de 2018 15:08

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), promoverá no período de 4 a 8 de junho próximos, o “Curso Básico de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis”.
 
 
 
A formação tem como objetivo capacitar profissionais de saúde na Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na redução da morbimortalidade prematura. O curso ocorrerá na sede da ESP/CE durante o período de 8 horas às 17 horas, destinando-se especificamente aos coordenadores da vigilância epidemiológica das CRES e municípios prioritários.
 
 

 

A capacitação contará com a presença dos profissionais do Conselho Regional de Serviço Social (Cres) de Caucaia, Maracanaú, Baturité; Itapipoca; Aracati; Russas; Acaraú; Tianguá; Iguatu e Crato. Além de profissionais dos municípios de Itapajé; São Gonçalo do Amarante; Acarape; Pacatuba; Pacoti; Aratuba; Umirim; Itaiçaba; Russas; Acaraú; Croatá; Iguatu; Quixelô; Crato e Salitre.
 
 

Histórico

 

 

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis são doenças multifatoriais cujos fatores de risco são modificáveis e não modificáveis. Dentre os fatores comportamentais de risco modificáveis destacam-se o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, o tabagismo, dentre outros fatores.
 
 

 

A partir dos anos 1960, as chamadas Doenças e Agravos Não Transmissíveis tornaram-se mais comuns em função de alguns fatores. Entre os quais se destacam: os processos de transição demográfica com queda nas taxas de fecundidade e natalidade e um progressivo aumento na proporção de idosos, que favorecem o aumento de doenças cardiovasculares, Câncer, Doenças Respiratórias e Diabetes, por exemplo.
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce