ESP/CE realiza seminário de atualização com ACS de Fortaleza

12 de abril de 2018 - 12:41

Qui, 12 de abril de 2018 16:49

“Vamos ter coragem de sermos Agentes Comunitários de Saúde”. A fala em questão foi a tônica do Seminário “Atualização do Curso Técnico de Agente Comunitários de Saúde” (CTACS). Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o evento segue até esta quinta, 12, e deu início à formação dos agentes que participarão das Etapas Formativas II e III de Fortaleza a serem iniciadas no próximo mês de maio.

Falando diretamente aos cerca de 250 ACS presentes, Carlile Lavor, Diretor da Fiocruz Ceará, enfatizou a importância do trabalho dos agentes no acompanhamento das famílias no que diz respeito a três principais eixos: saúde, educação e segurança.  “10 mil crianças no Ceará entre 5 e 9 anos estão fora da escola. Essas crianças trarão impactos para a área da saúde? Sim. E essa é a discussão de agora. Do que podemos fazer por essas crianças”, alertou.

O Diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, reforçou o papel estratégico que os agentes têm no seio de uma sociedade diversa e tão complexa como a brasileira. “É muito importante a presença de vocês nesse momento para discutirmos a melhor forma de lavarmos uma formação de qualidade concatenada com os problemas concretos que vivenciamos em nossos territórios”, ressaltou.

Atualmente, além de Fortaleza, a ESP/CE mantém turmas do CTACS que totalizam 569 profissionais em formação nos municípios de Itaitinga, Quixadá, Capistrano, Crato, Guaramiranga, Itapiuna, Pindoretama. “Mas não podemos nos acomodar. Se o ACS sair do seu território ele perde seu espaço. E é preciso reagirmos, mostrando qual a importância do ACS”, convocou Ivana Barreto, pesquisadora da Fiocruz Ceará e Ex-Superintendente da ESP/CE.

Essa consideração foi reafirmada durante o seminário a partir da fala da agente Germana Gomes. Graduada em Serviço Social, ela defendeu o seu lugar de fala e a ideia de uma formação continuada por parte dos colegas de profissão. “Nosso trabalho nunca deixou a desejar porque entendemos o sentido de saúde física e mental. Tenho convicção do nosso comprometimento com o ofício. Porque para ser ACS tem de se amar a profissão e eu amo o que faço”, afirmou.

Formação Docente

Ainda nos últimos dias 5 e 6 de abril, o CATCS Fortaleza realizou uma Formação Docente em Educação em Saúde para os profissionais da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) VI que atuarão como facilitadores desses ACS durante o curso. Até o final de abril, os docentes estarão reunidos uma vez por semana para a capacitação.

“Temos inscritos tanto enfermeiros, dentistas e profissionais do Núcleo de Saúde da Família nesta formação que é preparatória para que eles entendam as metodologias que a ESP/CE utiliza e possam ser mediadores juntos aos ACS”, explica a coordenadora do curso Janaína Norões.

O CTACS Fortaleza consiste em três etapas formativas. A turma de Fortaleza realizou a Etapa Formativa I entre os anos de 2010 e 2011. Após esse hiato, A ESP/CE em parceria com o Governo do Estado do Ceará por meio do Programa Ceará Pacífico dará continuidade à formação prevista para ser concluída em 2019.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce