ESP/CE constrói currículo para curso de promoção do cuidado

11 de abril de 2018 - 12:21

Qua, 11 de abril de 2018 16:29

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou no último dia 5, uma oficina para construção de currículo de um curso que se propõe a pensar e trabalhar a formação de multiplicadores de cuidado. O encontro ocorreu na ESP/CE e reuniu um grupo de profissionais que hoje atuam com práticas interativas em saúde como a massoterapia, yoga, musicoterapia, biodança entre outras.
 
 

 

Idealizado por meio de um projeto intitulado “Promoção da Saúde Mental dos Trabalhadores da Estratégia Saúde da Família”, a iniciativa do curso tem como principal objetivo promover o cuidado em saúde mental de profissionais da Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde/ACS, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas), bem como outros trabalhadores vinculados à Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios por meio de encontros que utilizem técnicas diversas de atenção psicossocial aos participantes.
 
 

 

A ideia da oficina, portanto, foi a de se proporcionar um ambiente de escuta desses profissionais convidados, de modo que eles possam, a partir de suas expertises, somar para uma construção do modelo do curso a ser realizado.
 
 

 

O assessor técnico da Dieps, Jadson Franco, explica que a formação foi idealizada a partir das demandas trazidas pelos próprios ACS que são capacitados pela ESP/CE. “Esses profissionais estão promovendo saúde, mas quem está cuidando da saúde deles? Questiona, ressaltando também que a ideia é que o curso possa trazer uma proposta materializada e não apenas de base teórica.
 
 

 

A formação está sendo desenhada como um curso de 60 horas divido em dois eixos de atuação. Onde um deles estaria ligado à formação de multiplicadores de cuidado aos profissionais de saúde; E um segundo eixo ligado aos “espaços de cuidado aos trabalhadores de saúde”.
 
 

 

Assim, a formação seria composta por 5 dias de atividades presenciais, onde em cada dia seja trabalhada uma prática integrativa, bem como música, atividades corporais (biodança), entre outras competências. “A ideia é que as práticas de cuidado sejam avaliadas ao final do curso a fim de que possamos trabalhar as esferas do planejamento, avaliação e território, a partir da formação”, destaca.
 
 
 
 
Passado esse primeiro momento que compreende a oficina, a equipe pedagógica da ESP/CE sistematizará os dados então partilhados, desenhar uma programação curricular a partir de quais competências poderão ser abordadas na formação, e por fim, iniciar a fase de captação de recursos para o projeto efetivamente ocorra.
 
 
 
 
 

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