RIS-ESP/CE inicia territorialização em 19 municípios cearenses

6 de abril de 2018 - 11:47

Sex, 06 de abril de 2018 15:55

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), iniciou no último dia 26 de março seu processo de territorialização em 19 municípios do Ceará. Ao todo, os 304 novos profissionais residentes da Turma V foram recepcionados na última semana pelas equipes de preceptoria, residentes R2, técnicos e gestores dessas localidades e dos 6 hospitais da RedeSESA em Fortaleza.
 

 

Com isso, os residentes iniciarão o chamado processo de Territorialização em Saúde, para que a partir dos cenários e contextos de prática, iniciem a construção das suas agendas de atuação e integração às agendas e processos de trabalho do SUS Ceará.
 

 

De acordo com a equipe pedagógica da RIS-ESP/CE, nesse período, tanto os profissionais do componente hospitalar quanto comunitário, estarão imersos em um processo de conhecimento e diagnóstico do serviço em saúde nesses cenários.
 

 

Essa etapa de territorialização, portanto, compreende um momento para o entendimento processos constitutivos dos espaços de convivência social e comunitária, onde o profissional da saúde deve estar atento aos saberes e fazeres que ali desenvolvidos e que podem contribuir nos processos de trabalho e aprendizagens nos cenários de prática da saúde.
 

 

De acordo com Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE, o processo de territorialização se torna imprescindível para a construção de um pensamento em torno das estratégias formativas da Residência. “Só tem sentido falarmos dessa formação, desse cuidado e promoção em saúde a partir do que esse território está nos dizendo daquilo o que ele necessita, quais os anseios e os seus desejos”, ressalta.
 

 

 

 

Aliado a isso, Rafael falou da importância de todas essas ações se darem em paralelo com as diretrizes pedagógicas da ESP/CE e do seu Projeto Político Pedagógico. “O objetivo é ativarmos e capacitarmos lideranças científicas, técnicas e políticas na formação para o SUS no Ceará”, reforça.
 

 

E somado ao trabalho dos residentes nos municípios também destaca-se o acompanhamento feito pelos preceptores, que são os docentes que recebem e orientam os residentes nos seus territórios de atuação. Nesse sentido foi que, no último dia 15, a RIS-ESP/CE realizou uma formação com os preceptores que supervisionarão os profissionais de saúde residentes ao longo dos próximos dois anos.
 

 

A formação com esses profissionais foi destacada por Rafael dentro de um contexto também das diretrizes pedagógicas da ESP/CE. “Falando do Projeto Político Pedagógico e com a intenção de ativarmos e capacitarmos lideranças científicas, técnicas e políticas na formação para o SUS no Ceará, concluiu. 
 

 

 

 

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