EdPopSUS realiza 13º encontro na ESP/CE

3 de abril de 2018 - 12:22

Ter, 03 de abril de 2018 16:28

 

 

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), deu início nesta semana ao 13º encontro do Curso de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdpopSUS).
 

 

Fruto direto da Estratégia da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), a formação tem como principal objetivo a qualificação de Agentes Comunitário de Saúde (ACS), Agentes de Combate à Endemias (ACE), além de outros profissionais da área da saúde e de movimentos populares. “O curso é essa possibilidade de você revitalizar a prática desses profissionais. De um trabalho comunitário, educativo e que olha para o território”, destaca a educadora popular Mayana Dantas.
 

 

A atual turma tem se reunido encontros semanais que ocorrem na própria ESP/CE desde janeiro deste ano. Ao todo a formação possui uma carga horária de 164 horas que seguem até maio de 2018. “O intuito do curso é que os princípios da educação popular estejam na Atenção Básica e na prática desses trabalhadores da Atenção Básica”, explica Mayana.
 

 

Além dessa questão da apropriação no fazer desses profissionais, o educador popular Edson Oliveira destacou também o caráter de integração que o curso denota ao reunir equipes de diferentes categorias da saúde. “No caso é essa aproximação entre duas categorias como os ACS e os ACEs”, ressalta.

 

 

Esse pertencimento é o que se percebe na fala de quem está na capacitação, como fala a Agente Comunitária de Saúde, Gorete Vasconcelos. “O curso veio para nos empoderar enquanto profissionais acerca da promoção e da prevenção da questão da saúde dentro dos territórios. Eu valorizo o que você sabe e estou aqui para te ensinar um pouco do que sei para juntos podermos alcançar uma condição melhor de vida”, destacou.
 

O programa

 

A proposta de realização do EdPopSUS se configurou em uma das estratégias prioritárias do plano operativo da PNEP-SUS. A experiência positiva do curso, iniciada entre os anos de 2013 e 2014, indicou a importância de sua continuidade e aprofundamento.
 

 

Na prática, a educação popular se expressa pelo jeito dialógico, de partir do saber e da vida dos participantes, de questionar as distâncias e hierarquias, e pela construção de uma cidadania crítica que busca a transformação do mundo para que seja menos injusto, menos desigual, menos gerador de sofrimento. Valoriza também as sabedorias populares, as expressões culturais locais, a participação popular e as ações coletivas.
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara