ESP/CE ofertará dois novos cursos de especialização técnica em 2018

28 de março de 2018 - 12:09

Qua, 28 de março de 2018 16:15

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), e em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concluiu a elaboração de um programa de qualificação para profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

 

A proposta, portanto, tem o objetivo de ofertar dois programas de especialização técnica para esses profissionais. Um desses projetos compreenderia a criação de um curso de especialização para enfermeiros na Linha de Cuidado de Doenças Crônicas. O outro, estaria relacionado à oferta de uma Qualificação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Linha de Cuidado de Saúde Mental.
 

 

De acordo com a equipe pedagógica da Dieps, os primeiros encontros com as equipes da UFSC e do Ministério da Saúde tiveram início em novembro de 2017. E agora, deu-se a elaboração final de um currículo relativo às duas formações em suas especificidades, de acordo com as orientações das duas instituições. Um encontro realizado nos últimos dias 12 e 13, com Ana Rosete, professora da UFSC, definiu o andamento da parceria interinstitucional firmada pela ESP/CE.

 

 

A qualificação para os profissionais de enfermagem será realizada por meio de uma formação na modalidade semipresencial, composta de uma carga horária de 160 horas/aula. Já a capacitação dirigida aos ACS contará com uma carga horária de 80 horas na modalidade semipresencial.
 

 

“As orientações e diretrizes para a capacitação desses trabalhadores foram pensadas numa perspectiva de contribuir com uma formação orientada com base nas relações de trabalho desses profissionais de nível médio da área da saúde”, reforça o diretor da educação profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti.
 

 

A ação também poderá ser uma referência para as Instituições da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e demais instituições que trabalhem na preparação de profissionais de nível médio que atuam diretamente no SUS. “Fizemos uma análise situacional e um marco operacional e pedagógico, analisando todo o Estado do Ceará e seus indicadores epidemiológicos pra chegar na finalização desse produto”, completa Jadson Franco, assessor técnico da Dieps.
 

Linhas de Cuidado

 

A proposição de capacitação em Linhas de Cuidado integra o conjunto da formação técnica e, também, pode ser considerada como um momento específico no processo de educação permanente, uma vez que responde às demandas regionais locais, convergentes às políticas estabelecidas para conformação das Linhas de Cuidado e prioridades de saúde. 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara