Especialização entrega certificados para terceira turma

14 de março de 2018 - 05:21

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde, realizou, no último dia 12, a solenidade de entrega de certificados da terceira turma do Curso de Especialização em Terapia Intensiva para Enfermeiros e Fisioterapeutas.

O projeto de Especialização tem como propósito capacitar profissionais de nível superior em Enfermagem e Fisioterapia na área de Terapia Intensiva, com ênfase na efetividade e na qualidade da assistência, visando um sistema de tratamento intensivo resolutivo e de adequada relação custo-benefício.

Nessa terceira turma, desenvolvida exclusivamente no município de Fortaleza entre os anos de 2016 e 2017, com a inclusão de discentes dos mais diversos municípios do Ceará, foram formados 44 profissionais, sendo 25 enfermeiros e 19 fisioterapeutas.

Em sua primeira edição, foram realizadas duas turmas nos municípios de Fortaleza e Sobral entre os anos de 2014 e 2015, sendo capacitados 99 profissionais (enfermeiros e fisioterapeutas) na área de terapia intensiva.

Meta

O projeto, que em seu total possuiu uma meta física para capacitação de 120 profissionais, conseguiu formar e inserir na rede 144 profissionais, conseguindo obter êxito ao longo desse processo. Uma das características inovadoras do referido projeto consiste na integração de categorias profissionais distintas (enfermeiros e fisioterapeutas), sendo desenvolvidas atividades, ao longo de todo o processo formativo, que possibilitaram uma capacitação ampla em terapia intensiva com enfoque na atuação da equipe multiprofissional, reconhecendo e valorizando as ações que são desenvolvidas de forma integrada pela equipe.

O Ceará vem estruturando, melhorando e ampliando sua rede de atenção especializada, com foco especial nos hospitais terciários, todos com serviço de atendimento a pacientes críticos e gravemente enfermos. Estes pontos de atenção estão distribuídos em diferentes municípios do Ceará, evidenciando a necessidade e urgência do desenvolvimento de capacitações de profissionais de nível superior da área da saúde, sobretudo em equipes atuantes no âmbito da Terapia Intensiva, como enfermeiros e fisioterapeutas, pois se busca melhorar a efetividade e a qualidade da assistência, visando um sistema de tratamento intensivo resolutivo e de adequada relação custo-benefício, e que definitivamente fortaleça a rede de atenção às urgências e emergências.