RIS-ESP/CE debate rumos das reformas Sanitária e Psiquiátrica

6 de março de 2018 - 13:03

Ter, 06 de março de 2018 16:58

 

 

A atuação dos profissionais da saúde brasileira e seus respectivos compromissos ético e político na Reforma Sanitária e Psiquiátrica foi tema de um debate realizado com os residentes da Turma V da Residência Integrada em Saúde (RIS/ESP-CE). O encontro fez parte da agenda de Imersão dos 303 profissionais que iniciaram suas atividades no último dia 01/03.
 

 

A médica Ivana Barreto fez uma apresentação acerca do histórico das Reformas Sanitária e Psiquiátrica no Brasil e Ceará, seguida de uma contextualização sobre os conceitos e raízes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua fala foi seguida pela da gestora Rane Félix, que discutiu os métodos e ações implementadas na área da saúde mental em nosso País.
 

 

De acordo com Rane Félix, as práticas adotadas pelos profissionais da área devem considerar o fazer a partir de estratégias intersetoriais. “A saúde só se faz para além do campo da saúde. Porque necessariamente você tem de articular a Rede”, ressalta, destacando a atenção que igualmente precisa ser dispensada às pessoas que enfrentam problemas com o álcool e outras drogas.
 

 

Para o médico Rafael Baquiti, é preciso mudar o posicionamento da sociedade brasileira em relação à questão das drogas. Segundo ele, a noção moralista e de perspectiva criminal dessa temática gera preocupantes desdobramentos que culminam na promoção do encarceramento em massa de populações específicas, por exemplo
 

 

E a partir desse cenário de grandes complexidades que a saúde brasileira enfrenta, Baquiti também partilhou com os residentes a relevância do papel que estes profissionais desempenham nas suas práticas do dia a dia. A atenção no cuidado, no fazer ético e humanitário foi um dos pontos destacados pelo médico. “Nós precisamos nos preparar para sermos bons facilitadores. A  perspectiva ética do trabalho de vocês é a coisa mais importante que vocês precisam se ater”, enfatizou.
 

 

A programação da Imersão da Turma V da RIS segue até o próximo dia 23 de março. Durante esse período, os diversos profissionais de saúde-residentes que ingressaram na RIS-ESP/CE, terão a oportunidade de refletir uma atuação voltada para as necessidades socioepidemiológicas da população e comprometida ética e politicamente com o SUS, responsabilizando-se e protagonizando tal atuação.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara