SESA e ESP/CE debatem reforma da saúde no Ceará

6 de fevereiro de 2018 - 11:49

Ter, 06 de fevereiro de 2018 14:58

 
 
 
 
 
Um grupo de gestores e profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) reuniu-se com o secretário adjunto de Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, no último dia 1º de fevereiro. O encontro teve como principal objetivo discutir acerca das propostas apresentadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) para a reforma do sistema de saúde no Ceará para os próximos anos.
 
 

 
Gadelha explicou que, desde 2007, a SESA iniciou processo de discussão com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para a construção de projetos visando o fortalecimento das estruturas da saúde no Ceará. Desses encontros, foi que surgiram os Programas de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Ceará (Proexmaes), cujos objetivos são a ampliação do acesso aos serviços de saúde no Ceará.
 
 

 
Nessa perspectiva, foi que Marcos Gadelha e Socorro Martins partilharam com a equipe de profissionais da ESP/CE a proposta intitulada “A Reforma da Saúde no Ceará”. Liderado pela SESA e contando com a orientação do ex-ministro do governo Basco, na Espanha, Rafael Bengoa, o programa colocará em pauta a articulação das estratégias interinstitucionais que podem ser viabilizadas entre a ESP/CE e a SESA nos próximos anos.
 
 

 
De acordo com Gadelha, a ideia é que haja uma articulação ainda maior entre a SESA e os demais órgãos que  compõem a Rede de Saúde do Ceará, visando um aperfeiçoamento dos programas desenvolvidos na reforma do sistema sanitário. “Nós precisamos ouvir as pessoas e compartilharmos as ideias para o fortalecimento desse projeto”, enfatizou Gadelha.
 

 
O superintende da ESP/CE, Salustiano Pessoa, destacou a relevância de se trabalhar a saúde profissional em um nível de base, a partir de um conceito de educação plena. O gestor ressaltou, entre as propostas de colaboração dentro dos projetos da SESA, os trabalhos nas áreas da saúde no que diz respeito ao ensino, a pesquisa e extensão que a ESP/CE vem desenvolvendo e , também, ao novo sistema de gerenciamento acadêmico que está em pleno desenvolvimento.
 
 

 
Para a gestora do Centro de Educação Permanente em Atenção em Saúde (Ceats), Fátima Elias, a ESP/CE pode colaborar efetivamente com sua força de trabalho em cada um dos projetos a serem propostos pela SESA. “A escola tem um corpo técnico muito potente e experiente que pode estar dentro dessa visão macro onde a ênfase esteja na saúde e no cidadão”, destacou.
 
 
 

Um novo encontro entre as instituições deverá ocorrer em breve para que a ESP/CE possa apresentar os profissionais que irão colaborar com os projetos a serem propostos juntos a SESA.
 
 
 
 
 
 
 

 Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara