Cevig capacita 1.428 profissionais em 2017

15 de dezembro de 2017 - 12:19

Sex, 15 de dezembro de 2017 16:19

 

 

Em 2017, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), em parceria firmada com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (COPROM) da Secretaria de Saúde do do Ceará (SESA), alcançou positivos resultados a partir dos seus mais diversos projetos executados na área da Vigilância em Saúde. Somente em 2017, foram capacitados 1.428 profissionais a partir de cursos livres e de pós-graduação.
 
 

 

O saldo satisfatório obtido pelo centro pode ser traduzido a partir da parceria firmada com a COPROM, bem como das parcerias entre a ESP/CE e demais instituições de municípios do Ceará que colaboraram com as formações tanto na Capital quanto no interior do Estado. De acordo com a equipe pedagógica do Cevig, a adesão dos trabalhadores capacitados pelas formações ao longo desse ano foi bastante satisfatória.
 
 
 
A coordenadora educacional do Cevig, Geórgia Leonardo, explica que esses profissionais capacitados pelo centro por meio das formações como o Curso Básico de Práticas Docentes em Vigilância e Controle das Ações de Tuberculose, e no Curso Básico de Práticas Docentes em Vigilância e Controle da Hanseníase por exemplo, tem o relevante papel de serem multiplicadores dos saberes nos municípios. “Eles levam a temática discutida durante o curso para os seus territórios e mobilizam os profissionais que atuam na saúde dessas localidades”, afirma.
 

 

 

Para a coordenadora da área de Vigilância em Saúde do Cevig, Rosimary Barbosa, a mobilização antecipada e o planejamento na execução pedagógica garantiram o bom andamento das ações implementadas neste ano. “A equipe do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) foi muito comprometida ajudando-nos também ao atuar como facilitadores em nossos cursos”, ressalta, lembrando a positiva execução do Projeto de Qualificação em Vigilância Sanitária, cuja meta alcançou o percentual de 92% dos profissionais capacitados em relação a meta física planejada.
 
 
 

 

Os cursos ofertados pelo Cevig objetivam proporcionar aos participantes e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações de Vigilância em Saúde no escopo dos seus distintos componentes: Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e Vigilância Epidemiológica. 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara