Roda de conversa debate Direitos Humanos na ESP/CE

8 de dezembro de 2017 - 09:53

Sex, 08 de dezembro de 2017 13:59

 

 

 

 

Uma roda de conversa sobre os direitos humanos e a I Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde encerram, no dia 11, a programação dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Universidade Regional do Cariri, por meio do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos na Região do Cariri, e com a Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo do Ceará. A roda de conversa contará com a participação do deputado estadual Elmano de Freitas.
 
 
Já a Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde irá promover um espaço de compartilhamento de estudos e experiências acerca de trabalhos na área da saúde que contemplam a temática do enfrentamento à violência contra as mulheres.
 
 
Iniciada no último dia 24, a programação dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” tem como objetivo mobilizar a sociedade e promover a atuação conjunta entre governo e sociedade, especialmente na área da saúde, sensibilizando os serviços e profissionais de saúde a compreenderem a magnitude e transcendência da violência contra as mulheres, seus impactos para a qualidade de vida das mulheres e sociedade e a importância de organizar ações específicas de saúde no enfrentamento do problema.
 
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra a mulher atinge uma em cada três mulheres nas Américas e tem consequências profundas e duradouras para a saúde das sobreviventes, inclusive lesão física, gravidez indesejada, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, além de uma série de impactos negativos na saúde mental. A violência praticada pelo parceiro íntimo é a forma mais comum da violência enfrentadas pelas mulheres. A OMS estima que 30% das mulheres nas Américas já sofreram violência física e/ou sexual praticada pelo parceiro e 11% sofreram violência sexual praticada por um agressor que não seja o parceiro.

Direitos Humanos

 

 

Celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
 
 

 

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
 
 

 

A origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos está ligada aos abusos cometidos contra a humanidade, principalmente em períodos de guerras. Entre a primeira guerra mundial e o fim da segunda guerra mundial, diversas evidências de abuso e desrespeito ao ser humano se tornaram conhecidas, assim logo após o fim da segunda guerra, a maioria dos países concordaram com a necessidade de estabelecer regras básicas que pudessem trazer a paz e ao respeito à dignidade do homem.
 
 

 

A criação da declaração se baseou em três conceitos principais. São eles: a liberdade, que é a característica de ser livre, que todos os homens devem usufruir; a igualdade, onde todos devem ser tratados de forma igual, não podendo sofrer qualquer tipo de discriminação; e a fraternidade, que é a qualidade de olhar pelos mais pobres e mais fracos que necessitem de ajuda.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara