ESP/CE debate feminização da Aids

29 de novembro de 2017 - 11:24

Qua, 29 de novembro de 2017 15:16

 

 

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em alusão às comemorações do Dia Mundial de Combate à Aids, realizará, no dia 1º de dezembro, uma roda de conversa sobre a feminização da Aids.
 
 
 
 
O evento integrará a campanha dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e possibilitará uma discussão acerca das questões ligadas à doença e o aumento da sua incidência em um número cada vez maior de mulheres no mundo.
 
 
 
 
Dentre os assuntos a serem abordados no encontro, destacam-se os conceitos de gênero para uma melhor compreensão da epidemia de Aids a partir de importantes categorias como classe, identidade, papéis sociais e outras formas de desigualdade às quais as mulheres podem estar expostas.
 
 

Histórico

 
O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado, anualmente, no Brasil desde 1988. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem por função primordial alertar a sociedade a respeito da doença. Os primeiros casos femininos de infecção por Aids foram registrados no final da década de 1980.
 
 
 
No Brasil, dados divulgados no segundo semestre deste ano pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e 2016. Apesar de o aumento ter sido pequeno, o dado preocupa pelo fato de a população brasileira seguir uma tendência contrária registrada na média mundial, cujas taxas sofreram uma contração de 11% no mesmo período, segundo relatório da UNAids.
 
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara