Desenvolvimento Infantil avalia primeira fase

16 de novembro de 2017 - 12:37

Qui, 16 de novembro de 2017 16:40

 

 

Reunida no Instituto Primeira Infância (IPREDE), a equipe do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil realizou nesta quinta-feira, 16, um encontro para avaliar o andamento da sua primeira fase, iniciada em 25 de setembro deste ano. Participaram do momento, a equipe pedagógica da capacitação, além de gestores da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e do IPREDE, representado pela vice-presidente, Glória Marinho.
 
 

 

Entre as principais pautas e objetivos do encontro, estavam a necessidade de estimular cada vez mais a integração entre a equipe de tutores do curso, bem como da importância de se fazer uma avaliação da sua Fase I e definir alguns alinhamentos conceituais, estratégicos e pedagógicos da formação.
 
 

 

Para a coordenadora do curso, Adriana Dallolio, a experiência dessa capacitação tem sido um exercício profissional bastante inspirador. “Esse é um momento para a gente parar um instante, tomar um fôlego e continuar nosso trabalho”, afirmou, pontuando o caráter inspirador que a capacitação tem instigado nos envolvidos. “Quando olhamos para o nosso trabalho, temos a certeza de que é para cada um de vocês, tutores e alunos, que estamos trabalhando”.
 
 

 

O curso, que ocorre em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e o IPREDE, objetiva promover a formação em desenvolvimento infantil para cerca de 15 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em 184 municípios do Ceará.
 
 

 

 
O Diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, também destacou a relevância de iniciativas que fomentem o desenvolvimento infantil. “Uma das formas de reduzirmos a desigualdade, que é tão grande nesse País, é investirmos na primeira infância”, destacou, enfatizando também o fato de o curso investir na formação dos ACS, uma vez que estes atuam diretamente junto às famílias do nosso Estado.
 

 

 
 
Ao todo, a formação conta atualmente com o número de 2.456 agentes cadastrados nas regiões de Fortaleza, Macro Cariri, Macro Sertão Central, Macro Litoral Leste e Macro Sobral. Até o momento, o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil conta com um total de 874 ACS em pleno processo formativo. Ao final da capacitação, cada município receberá um diagnóstico situacional da primeira infância, como um produto realizado durante o curso.
 
 

 

O retorno que a equipe pedagógica da formação recebe desses profissionais e das gestões nos municípios onde o curso ocorre é um motivador da iniciativa. Para a tutora Milena Barbosa, o reconhecimento do trabalho realizado é bastante visível em seu fazer diário. “Estamos contando com um apoio dos municípios e isso tem sido fundamental. Muitos ACS ficam bastante emocionados com as suas participações no curso”, destacou, enfatizando o fator de credibilidade que a ESP/CE tem junto a essa categoria profissional formado pelos agentes. 
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara