Sala de Vacina promove novo módulo

13 de novembro de 2017 - 10:18

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), encerrou, em outubro, mais um módulo da turma do Curso “Processos Educacionais em Sala de Vacina com Ênfase em Comunicação e Educação”.

A capacitação desta nova turma teve carga horária total de 80 horas foi iniciada em fevereiro deste ano. Ela teve a participação de enfermeiros que atuam como docentes nas diversas regiões do Ceará, e objetiva complementar a formação desses profissionais no intuito de fomentar a descentralização de ações de imunização no Ceará.

De acordo com a equipe pedagógica do curso, a ideia foi compor turmas onde esses enfermeiros já tivessem como base o Curso Básico de Sala de Vacina, com a intenção de criar um processo formativo significativo às transformações das práticas em saúde nas localidades onde atuam.

Para a docente da Dipsa, Thaysa Miranda, o curso tem como base o “ser professor”. “E que professor é esse? É aquele que consegue acolher, escutar e junto com o aluno dar significado e repensar suas práticas, recriando-se enquanto profissional de saúde e enquanto gente também”, ressalta.

Entre os temas abordados e discutidos durante este módulo da formação, destacaram-se uma reflexão sobre o conceito de Comunicação e Educação em Saúde; reflexão sobre o Modelo de Mercado Simbólico; além da construção de um Mapa do Mercado Simbólico na produção da Educação em Saúde nas Salas de Vacinas.

Ela relata que a capacitação tem, entre seus intuitos, formar um banco de docentes com formação específica para cursos em Sala de Vacina. “A gente pensa a iniciativa a partir de um processo de descentralização, mas com responsabilidade”, enfatizou Thaysa, destacando a participação de docentes e enfermeiros de regiões como o Cariri, Sobral e nas demais Macro Regiões do Ceará.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce