Colóquio ESP discute desafios no combate ao câncer de mama

25 de outubro de 2017 - 10:11

Qua, 25 de outubro de 2017 14:19

 

 

Em uma tarde de frutíferos debates acerca das múltiplas variáveis do câncer de mama, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da sua Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), realizou nesta terça-feira, 24, seu 1º Colóquio ESP – Saúde em Foco, cujo tema foi a “Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama”.
 

 

 

 

Aberto ao público, o encontro ocorreu na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza, foi mediado pela jornalista da Radio BandNews, Ariane Cajazeiras e contou a presença de Salustiano Pessoa, especialista em cirurgia oncológica, cirurgia plástica, microcirurgia reconstrutiva e superintendente da ESP/CE; Cristiane Coutinho, graduada pela Universidade Federal do Ceará, com residência médica em obstetrícia pela UFC e Clarissa Esmeraldo, psicóloga graduada e com mestrado pela UFC e residente em cancerologia da ESP/CE.
 
 

 

Para Salustiano Pessoa, o autocuidado é uma das principais medidas a ser tomada no combate a este tipo de câncer. “O mês de outubro se tornou simbólico como um mês de cuidado às mamas, embora quem trabalhe com câncer de mama ou em mastologia saiba que o outubro rosa ocorre todo o ano”.
 
 

 

Esse cuidado foi igualmente destacado por Cristiane Coutinho. De acordo com a médica, esse é um período muito importante para a mastologia no Brasil e no mundo. “O câncer de mama é uma doença muito invasiva e psicologicamente difícil para o paciente lidar.” Para ela, o medo do diagnóstico e a maneira como a família dos pacientes possam vir a reagir com o aparecimento da enfermidade ainda são fatores que dificultam o tratamento antecipado.
 
 

 

Vencer esse temor, de acordo com psicóloga e residente, Clarissa Esmeraldo, é fundamental para o rompimento das barreiras de combate à doença. “Porque quando se fala em câncer, ainda existe essa cultura de se associá-lo à morte. Mas sabemos que, se detectado precocemente, há grandes chances de cura”, enfatizou.
 
 

 

Por se tratar de uma questão muito delicada, o câncer de mama demanda todo um cuidado no trato a quem é diagnosticado com a doença. Por isso, o apoio e acompanhamento de amigos e familiares às pessoas em tratamento se torna fundamental. “Ao abordar uma pessoa ciente que tem um tumor, você deve sondar o ambiente antes de se posicionar. E quanto mais naturalmente você tratar a pessoa, mais adequado será a abordagem que você assumirá”, orientou Salustiano.
 
 
 
 

 

 

E apesar de todos os avanços na área médica, sobretudo em relação à oncologia, os palestrantes foram unânimes ao pontuar a prevenção como o método primordial no enfrentamento à doença.  “A grande política para a solução do nosso sistema de saúde vem da educação das pessoas. E o autocuidado é fundamental”, destacou, citando a definição de saúde assumida pela organização Mundial de Saúde (OMS) que considera a saúde pela tríade do “bem-estar físico, mental e social”.
 
 

 

De acordo com a equipe organizadora do colóquio, a ideia é que os encontros ocorram mensalmente, sempre trazendo algum debate de relevância na área da saúde pública. A iniciativa do 1º Colóquio ESP – Saúde em Foco foi saudada pelo superintende da ESP/CE, que destacou o caráter integrador da instituição. “A ESP é uma escola que, para cumprir de forma plena a sua missão, tem de estar junto das pessoas. E o que a diferencia é o poder de congregar todo profissional de saúde e ter como finalidade a educação da população”, finalizou. 
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara