Especialização em Saúde Pública debate Sistemas de Informação

20 de outubro de 2017 - 12:42

Sex, 20 de outubro de 2017 16:47

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), deu continuidade, no último dia 19, aos debates sobre Sistemas de Informação em Saúde dentro do Curso de Especialização em Saúde Pública (ESPUBLIC).
 
 

 

Na ocasião, os profissionais participaram de discussão com o biólogo Pedro Albuquerque e a enfermeira Thaís Facó. O encerramento do módulo 3, que norteia os encontros de outubro da segunda turma,  ocorreu no dia 20.
 
 

 

Pela manhã, além de expressarem as expectativas que possuem com os encontros, os especializandos tiveram acesso aos Sistemas de Informação que gerenciam a Vigilância Epidemiológica. De acordo com o site PenseSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a vigilância é um campo da saúde que abrange as práticas de atenção e promoção da saúde e também os mecanismos de prevenção de doenças, integrando diversas áreas do conhecimento.
 
 

 

Pedro Albuquerque explicou a importância de apreender o funcionamento desses sistemas para aumentar a expectativa de vida da população: “Hoje os educandos estão entendendo como os vigilantes têm que captar cada um desses momentos – o nascer, o adoecer e o falecer -, a funcionalidade de cada um deles, para assim obter informações e identificar o que pode ser feito para evitar que a população venha a óbito. É como se o Estado e os vigilantes tivessem a responsabilidade de tentar perdurar mais a vida”.
 
 

 

Para estes encontros, os docentes elaboraram o “Jornal da Tribo Vigilância”, trazendo momentos vivenciados no encontro de ontem da Especialização, além de informações complementares ao conteúdo analisado em sala. A intenção dos professores é aplicar a “Metodologia do Despertar”, onde os educandos se vejam como alunos e também como criadores do saber.
 
 

 

Com isso, os educadores buscam quebrar o engessamento das metodologias tradicionais e inserir a coparticipação da turma no processo formativo. Deste modo, além de visualizar o seguimento do grupo, os discentes irão perceber que são capazes de desenvolver cada uma das atividades propostas.
 
 

 

Para o especializando e agente de combate às endemias, Herbeth Rabelo Girão, as discussões de hoje foram muito pertinentes, pois o desencadeamento de intervenções necessárias para melhorar a qualidade de vida da população surge a partir do acesso à informação: “Diante dessas informações, a gente pode ter subsídio de não só investigar, mas trazer também soluções e planos de ação que possam viabilizar melhores condições tanto para a população como para o trabalhador, que também precisa de cuidado de saúde”, afirma.

 

 

 

 

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