Colóquio ESP debate câncer de mama

19 de outubro de 2017 - 06:44

Qui, 19 de outubro de 2017 10:46

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) promove, no próximo dia 24, o 1º Colóquio ESP – Saúde em Foco. O evento, que tem como tema “Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama”, acontecerá na livraria Leitura, no Piso L2 do Shopping Rio Mar Fortaleza.
 

A iniciativa, que está inserida na programação da campanha “Outubro Rosa”, tem como objetivo promover uma discussão sobre a prevenção do câncer de mama, estimulando a prevenção e os cuidados necessários no tratamento da doença. Aberto ao público, o evento será aberto as 17 horas do dia 24/10.

O tema do evento será debatido por Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, especialista em cirurgia oncológica, cirurgia plástica e microcirurgia reconstrutiva e superintendente da ESP/CE; Cristiane Coutinho, graduada pela Universidade Federal do Ceará, com residência médica em obstetrícia pela UFC e mastologia pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand; Clarissa Esmeraldo, psicóloga graduada e com mestrado pela UFC, psicanalista com formação no Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e, atualmente, é residente em cancerologia da ESP/CE; e Ariane Cajazeiras, jornalista da Rádio BandNews.
 
 
Incidência
 
Em 2015, o Ceará realizou em todo o ano 124.971 exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública e conveniada. Desse total, 49.458, correspondentes a 39,57% dos exames, foram feitos nas 19 policlínicas regionais do Governo do Estado. Em 2016, de janeiro a julho, foram feitas 74.736 mamografias pelo SUS, 24.881 delas, 29,27% do total, nas policlínicas regionais. No mesmo período, a oferta de exames nessas unidades, de exatas 44.289 mamografias, representaram 59,26% dos exames feitos, mas apenas 31.765 foram marcados e 6.914 deixaram de ser realizados, absenteísmo de 21,76%.
 

O aumento da mortalidade por câncer de mama, inclusive no Brasil e no Ceará, ocorre porque o diagnóstico é feito, em mais de 50% dos casos, em estágio avançado da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
 

Para que o Câncer possa ser enfrentado de forma eficiente, há que se promover: Ações eficazes de educação em saúde nas diferentes instâncias sociais; Programas de prevenção orientados a indivíduos e grupos específicos; Políticas de sensibilização e conscientização da opinião pública; além de estratégias de apoio e estímulo à formulação de leis que determinem a garantia de ações na defesa da saúde pública. O desafio é vencer a resistência das mulheres. O trabalho de conscientização e convencimento sobre a importância da mamografia e do diagnóstico precoce é de fundamental importância para reverter os indicadores de mortalidade de mulheres por câncer de mama.

 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara