Curso sobre Infecção Hospitalar promove nova turma

18 de outubro de 2017 - 06:45

Qua, 18 de outubro de 2017 10:46

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promove a segunda turma do Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar, no período de 23 a 27 de outubro e 21 de novembro, na sede da ESP/CE. A iniciativa tem a parceira da Coordenadoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará.
 

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde que trabalham nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH) para garantir a execução de ações de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e redução da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
 

A Vigilância Sanitária (VISA) constitui um conjunto de ações articuladas, voltadas para a proteção e defesa da saúde. Insere-se no campo da Saúde Coletiva, sendo atividade exclusivamente exercida pelo poder estatal, objetivando o controle do risco inerente a produtos e serviços de interesse sanitário com consequências diretamente relacionadas com o estado de saúde da população.
 

A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) define Vigilância Sanitária como um conjunto de ações capazes de eliminar diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
 

A partir da análise dessa definição, verifica-se que a atuação da VISA é bastante ampla, complexa, envolvendo uma diversidade de objetos e serviços. Neste contexto, surge a necessidade de se estudar as infecções hospitalares por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H.). Os serviços de saúde são uma ferramenta adequada para segurança do paciente e qualidade em serviços, considerando as informações sobre as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), na proposta nacional de melhorar a gestão do risco, sendo este um componente essencial para a democratização e para o aprimoramento da gestão em serviços de saúde.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara