Formação em Saúde da Mulher inicia novas tumas

5 de outubro de 2017 - 12:42

Qui, 5 de outubro de 2017 16:45

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) segue com uma agenda contínua de fomento à educação profissional em todo o Ceará. Isso porque a instituição iniciou nas últimas semanas seis novas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal do Neonato em diferentes municípios do Ceará.

E nesta quinta-feira, 5, foi a vez de Fortaleza iniciar as aulas do curso com suas três turmas. Em solenidade realizada na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), a equipe da Dieps recepcionou os profissionais que participarão durante os próximos 6 meses da formação. “Nesse momento é importante que vocês assumam esse comprometimento com o curso, usufruindo da melhor maneira tanto do material quanto das aulas”, ressaltou a supervisora pedagógica Camila Vasconcelos.

Na capital, a ESP/CE manterá três turmas com um total de 118 alunos de diferentes unidades de saúde estadual e municipal além das Secretarias Regionais I, III, IV e VI. Além de Fortaleza, o curso ocorre simultaneamente nos municípios de Itapipoca, com 38 alunos, Crateús, com 35 e Tianguá, com 40 profissionais em formação. Nesta cidade, as aulas começam nesta sexta-feira, 6.

O diretor da educação profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, ressaltou o caráter de integração entre profissionais da Rede de Atenção à Saúde e dos hospitais. “Porque o cuidado à saúde da mãe e da criança deve ser feito de forma continuada e longitudinal ao longo de todo o percurso da Rede. E é muito importante que vocês se comuniquem”.

Essa parceria também tem sido percebida por meio do apoio e participação das gestões onde os cursos ocorrerão. Com destaque para os representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde do Ceará (CRES), Secretarias de Saúde e Secretarias Regionais.

O curso

O curso é organizado com base nos pressupostos da pedagogia de problematização, tendo por finalidade desenvolver padrões de práticas baseados em evidências científicas atualizada que contribuam para diminuição da mortalidade materna e neonatal em consequência dos agravos do ciclo gravídico. Em sua matriz, o curso engloba atividades de dinâmica de integração de grupo, leituras textuais, rodas de conversa, discussões de estudo de caso, entre outras.

Facebook: espce