Oficina discute Saúde Mental

4 de outubro de 2017 - 08:36

Qua, 4 de outubro de 2017 12:32

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), realizou, no período de 28 a 30 de setembro, a Oficina de Capacitação para Profissionais não-especializados em Saúde Mental baseada no Guia de Intervenções mhGAP da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 

 

A capacitação compreende a primeira turma no Ceará composta de 60 profissionais do Estado ligados à Atenção Primária no Ceará, com prioridade àqueles que atuam na Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Primária, profissionais matriciadores, residentes e formadores deste campo.
 

 

O psiquiatra e assessor técnico da Dipsa, André Tavares, explica que a formação utiliza-se de uma metodologia de ensino mais acessível para avaliar e acompanhar pacientes que sofrem com transtornos mentais ou neurológicos, como epilepsia. “É um curso muito voltado para assistência. Por isso, priorizamos profissionais que atuam na atenção primária ou facilitadores que possam capacitar pessoas que trabalham na atenção primária”, ressalta.
 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado em Saúde Mental, ao se dar nos níveis da atenção primária, amplia o acesso à população aos serviços de saúde, favorecendo uma maior cobertura na área e impactando positivamente na melhoria de vida das pessoas que precisam de acompanhamento médico nessas especialidades.
 

 

Para André Tavares, o que se espera é a qualificação dos profissionais, sobretudo no acolhimento dos pacientes que passam por algum transtorno mental. “Metade dos usuários que procuram as unidades de saúde passam por algum sofrimento psíquico e, na maioria das vezes, as unidades só conseguem acolher casos de sofrimento físico”, destaca ele, ressaltando que o curso vem justamente para atuar nessa lacuna.
 

 

Ainda de acordo com o assessor técnico, a ideia é que a metodologia do Guia de Intervenções mhGAP seja também incorporada dentro do projeto Qualifica SUS Ceará, que, por meio de ações do Governo do Estado, prevê a requalificação 5.700 trabalhadores da atenção primária em 176 municípios do Ceará. “E no fim deste mês vamos realizar nova oficina de Saúde Mental para 400 profissionais, onde construiremos um novo momento do Guia de Lacunas em Saúde mental”, adiantou André.
 

O curso

 

A Oficina faz parte dos esforços da OMS em apoiar os países em fortalecer e qualificar as ações de Saúde Mental na Atenção Primária. A iniciativa tem a parceria com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Ceará. 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce