Curso de Urgência e Emergência inicia nova turma

3 de outubro de 2017 - 11:49

Ter, 3 de outubro de 2017 15:42

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges), iniciou, no dia 2, nova turma do Curso Básico em Urgência e Emergência para profissionais que atuam na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará.
 

 

Dessa vez, a iniciativa tem como público-alvo 22 policiais militares que atuam na área da saúde e fazem parte da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (CSAS). O objetivo do curso é capacitar esses policiais no serviço de Urgência e Emergência e, assim, garantir atendimento qualificado aos usuários do SUS, que necessitam de atendimento no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), primeira instituição dessa nossa fase.
 
 
As atividades seguem durante todo o mês de outubro com uma carga horária de 60 horas-aula, entre encontros presenciais e à distância por meio do ambiente virtual da ESP/CE. Essa é a primeira turma do curso composta por profissionais desta categoria.
 

 

Dentre os conteúdos trabalhados na formação destacam-se: Suporte Básico de vida e Ovace Adulto e Pediátrico; Engasgo adulto-pediátrico; Incidentes com Múltiplas Vítimas; Oficinas de mobilização, de bandagens e hemostasia; Emergências Toxicológicas e Neurológicas; imobilização, Atendimento psiquiátrico; além de conceitos específicos como assistência ao parto e atendimentos ligados aos protocolos ante um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 

 

O facilitador Carlos Augusto Paiva destacou os benefícios da formação para os profissionais e à população. “Temos percebido, desde o início do programa, uma melhora do perfil daqueles que trabalham com o atendimento em Urgência e Emergência e com as respostas que eles dão em sala de aula”.
 

 

Também estiveram presentes na aula inaugural do curso o tenente-coronel Antônio de Aquino Silva; o major Edinaldo Ribeiro de Oliveira; o sargento André Luiz Ribeiro da Silva; a supervisora do Ceges, Wilma Lins; a coordenadora do Curso, Ana Virgínia Evangelista; os supervisores Ary Rômulo, Pedro Rebouças, Káscia Maciel e Juliana Maia e os facilitadores Carlos Paiva e João Marcos. 
 
 
 
O projeto

O projeto contempla, por meio de atividades teórico-práticas, os procedimentos assistenciais, direcionados às principais linhas de cuidado, recomendado pela Portaria nº1600, do Ministério da Saúde (MS), que reorganiza a Rede de Assistência em Urgência e Emergência. No HIAS, serão realizadas sete turmas, contemplando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, auxiliares de transportes, maqueiros e vigilantes. 

 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce