RIS-ESP/CE inicia módulo de Construção do Conhecimento

22 de setembro de 2017 - 12:54

Sex, 22 de setembro de 2017 15:58

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) iniciou, no último dia 13, seu Módulo de Construção do Conhecimento. Ao todo, foram três dias de atividades envolvendo palestras, aulas expositivas e rodas de debates orientadas a partir das especificidades de cada uma das ênfases de que a RIS se constitui.

Nos dias 14 e 15, os residentes participaram de encontros como as Rodas Integradas e as Rodas Tutoriais, que são estratégias de discussões a partir de cada uma das ênfases que compõem a formação.

Nos encontros com a turma que compõe a ênfase em saúde mental, uma dessas discussões foram a respeito da atenção psicossocial, onde os profissionais residentes tiveram a oportunidade de debater como as expressões artísticas podem atuar na promoção em saúde na perspectiva da atenção psicossocial. Além de um debate acerca dos principais aspectos e desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Já os residentes que compõem a ênfase em Saúde da Família, por exemplo, participaram de uma palestra com Ana Virgínia, assessora técnica da Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Durante o encontro, os profissionais puderam discutir uma série de questões ligadas à regulação das referências dos procedimentos hospitalares da rede de saúde do Estado bem como no Brasil.

Durante o presente módulo, os residentes começarão a sistematizar, a partir das experiências vivenciadas nos últimos 6 meses de residência, seus Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR). De acordo com Rafael Rolim, tutor da RIS-ESP/CE, esse é um momento em que os residentes começam a esboçar suas pesquisas acadêmicas dentro do curso.

E a produção acadêmica parte de algumas questões norteadoras, como: O que é pesquisar? Quais as possibilidades de pesquisa dentro da Residência? “Eles falarão das suas experiências e como elas trarão uma reflexão do seu trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Rafael Rolim.

Rafael Rolim destaca também o caráter prático que o residente experimenta e que potencializa sua produção teórica no momento de sistematizar sua pesquisa dentro do curso. “O residente está dentro do cenário real do SUS e a partir dessa prática é que ele reflete com a teoria, trazendo para a teoria para a discussão da sua prática”, finaliza.

De acordo com a equipe pedagógica da RIS-ESP/CE, o período de validação dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelos residentes ocorrerá em dezembro deste ano.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce