Encontro debate desafios interprofissionais no ensino e serviço

19 de setembro de 2017 - 08:44

Ter, 19 de Setembro de 2017 12:48

Os desafios da interprofissionalidade no serviço e ensino foram discutidos, nos dias 18 e 19 passados, durante o Seminário de Interprofissionalidade: debate sobre as experiências no ensino e no serviço no Nordeste. Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), em parceria com a Coordenação Nacional da Rede Unida, o encontro reuniu pesquisadores, gestores, profissionais e docentes da área da saúde numa série de atividades sobre ensino em saúde no Brasil.

A coordenadora da Dipsa, Olga Alencar, recepcionou os presentes e reforçou a parceria com a Rede Unida para a construção de novos debates. “Nosso objetivo é fazer girar esses encontros onde quer que estejamos. Com a certeza de que quem está aqui tem o compromisso de produzir novos momentos nos seus territórios de trabalho”, ressaltou.

Ao abrir as discussões na mesa redonda “Interprofissionalidade – conceitos e práticas”, a pesquisadora Ana Ecilda Lima pontuou a partilha dos afetos e a integração na prática interprofissional como um ponto-chave para o êxito nas práticas do ensino-serviço. “Porque é compreendendo os conflitos que avançamos na construção de um campo comum de atuação, de integração dos saberes e isso passa pelos nossos afetos”,afirmou.

Já o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Ricardo Ceccim, destacou diferenças entre conceitos como a disciplinação, relativas ao conhecimento, e à ideia de profissão, ligada à regulamentação de práticas em saberes profissionais. E refletiu também sobre o exercício interprofissional em saúde, citando as Residências Multiprofissionais e Integradas “como um dos exemplos de educação em saúde inteiramente direcionados para o desenvolvimento de práticas interprofissionais”, lembrou.

Além da mesa redonda, o seminário trouxe rodas de conversa e apresentações de sínteses criativas durante os dois dias de encontro e reuniu pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Para o coordenador da Rede Unida, Júlio César Schweickardt, o seminário foi mais um espaço de discussão à questões relativas não apenas às práticas da saúde. “Mas também para discutir como estamos na área da educação, no serviço e nas instituições”, completou.

O encontro contou ainda com as presenças da médica e educadora popular, Vera Lúcia Dantas;  Kílvia Macêdo, da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA); Ivanira Timbó, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); e Gláucia Porto, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce