ESP/CE apresenta modelo de avaliação em Brasília

19 de setembro de 2017 - 11:45

Ter, 19 de agosto de 2017 15:53

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou, no último dia 29, de um encontro em Brasília (DF) que reuniu diversas instituições que compõem a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE apresentou uma proposta de intervenção dos processos avaliativos dos cursos da ESP/CE que poderá vir a ser implantada como modelo pelas Escolas Técnicas do SUS.
 

 

A apresentação fez parte das atividades de Socialização dos Projetos de Intervenção apresentados no Curso de Especialização, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva. A formação é uma das estratégias do Programa de Avaliação Institucional Educativa do Projeto Caminhos do Cuidado (AvaliaCaminhos), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 

 

A proposta, intitulada “Avaliação Afetiva: A inclusão das implicações afetivas dos alunos nos processos de avaliação”, consiste em problematizar a metodologia que a ESP/CE vem realizando nas avaliações dos seus Cursos Técnicos e de Aperfeiçoamento em Saúde da Dieps.
 
 
Para Jadson Franco, assessor técnico da ESP/CE e proponente da proposta, embora a ESP/CE possua um corpo político-pedagógico compromissado com sua missão institucional, faz-se fundamental que seus próprios processos formativos sejam avaliados. “Enquanto partícipes deste processo pedagógico, estamos propondo repensar nossas práticas cotidianas. Trata-se, assim, de um ato implicado, que interroga as nossas próprias práticas como mecanismo de avaliação”, ressaltou Jadson.
 

 

Atualmente, os processos de avaliação da ESP/CE  balizam-se por dois componentes: um voltado para a avaliação institucional, que considera as opiniões dos estudantes envolvidos quanto aos programas educacionais e que se realizam em diferentes etapas do curso; e outro, sobre a avaliação do aluno/profissional, que diz respeito à avaliação da aprendizagem proposta pelos programas educacionais.
 

 

A ideia, segundo o assessor, é que a escola possa incorporar, cada vez mais, em seus percursos avaliativos instrumentos metodológicos que contribuam para a ampliação das suas práticas avaliativas. Tais como as implicações afetivas dos alunos nas suas formações em saúde pública. “E nessa perspectiva, torna-se fundamental, no cotidiano das práticas, a participação dos trabalhadores e usuários, dos gestores e demais atores sociais envolvidos”, afirma Jadson.
 

 

A proposta metodológica do Projeto de Intervenção apresentado pela ESP/CE foi desenvolvida a partir da experiência de Avaliação Afetiva, proposta e vivenciada, com os alunos da turma de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato, no período de outubro de 2016 a março de 2017.
 
 
 
 
 
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