ESP/CE constrói currículos para seus cursos de qualificação

12 de setembro de 2017 - 10:53

Ter, 12 de Setembro de 2017 15:35

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), segue realizando uma série de diálogos com diferentes instituições ligadas à gestão em prol do fomento à educação profissional em saúde do Ceará.
 

 

Nesse sentido, foram realizados, nos últimos dias 4 e 5,  encontros para a construção de currículo dos cursos de Qualificação em Acolhimento em Saúde e  Segurança do Paciente. As formações fazem parte do Programa Itinerários do Saber.
 

 

No dia 4, a equipe pedagógica da Dieps esteve reunida com alguns pesquisadores e especialistas na área do acolhimento em saúde a fim de juntos pensarem a construção de um currículo para o curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde. Além da elaboração de um produto final da capacitação e a efetiva elaboração da sua matriz curricular.
 

 

Para Jadson Franco, assessor técnico para a Educação Profissional da ESP/CE, a importância dos encontros vem da necessidade de a educação em saúde repensar as formas de organização dos processos de trabalho, no intento de torná-lo cada vez mais desburocratizado. “E que em muitas práticas ainda é organizado a partir de filas de chegada, impondo um processo de exclusão, descumprindo um dos princípios fundamentais do SUS, a universalidade da atenção”, reforça.
 

 

É nesse sentido que a Qualificação em Acolhimento em Saúde será uma inovação na atual configuração da rede de saúde do Ceará, prestando serviços de maneira direta ao usuário, sua família e ao cidadão de uma maneira geral com responsabilização e vínculo, contribuindo para o fortalecimento da Política de Saúde como direito de cidadania.
 

 

Já no dia 5, a diretoria reuniu-se com pesquisadores e gestores para discutir a construção de um currículo para o Curso de Qualificação em Segurança do Paciente. De acordo com a equipe pedagógica da formação, a meta é oportunizar a qualificação de 600 profissionais de nível médio que atuam nos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde no Ceará.
 

 

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), segurança é um problema de saúde pública global e apenas, recentemente, os países têm reconhecido a importância da melhoria da segurança do paciente. Estima-se que, em países em desenvolvimento, causa-se um dano a um em cada dez indivíduos que recebem cuidados hospitalares, e que o risco de infecção hospitalar nesses países é vinte vezes maior que em países desenvolvidos.
 

Itinerários do Saber

 

O Projeto Itinerários do Saber tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais de saúde de nível médio/técnico, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

 

Para isso, as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) ofertarão cursos com o apoio gerencial do projeto de acordo com as demandas de cada uma das cinco regiões do país. 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Twitter: @espce

Facebook: espce