Gestores da Sesa discutem como atingir metas da Saúde

29 de agosto de 2017 - 05:21

Ter, 29 de agosto de 2017  09:06

“A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar”. “A persistência é o caminho do êxito”. As frases do físico alemão Albert Einstein e do ator e diretor Charles Chaplin, respectivamente, e de outros líderes mundiais inspiraram o workshop de Reflexão Estratégica realizado nos dias 25 e 26 de agosto com 70 gestores, supervisores e funcionários da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza.

alt

Durante dois dias, foram discutidos como o trabalho de cada setor pode colaborar para alcançar indicadores e metas da Saúde, alinhados com o Governo do Ceará. Dentre os principais  objetivos, estão alcançar a redução da mortalidade materna e infantil neonatal e a redução da morbi-mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

alt

Para o secretário da saúde do Estado, Henrique Javi, a reflexão estratégica é sempre um bom caminho pra compreender melhor o trabalho e poder unificar objetivos. “No caso da Secretaria da Saúde do Estado, seguindo toda uma formalidade que o próprio governador Camilo Santana propõe em termos dos 7 Cearás, das ações específicas que devemos trabalhar ao longo de toda a sua indicação de governo. Nossa reflexão estratégica serviu para socializar e implementar com mais rapidez tudo aquilo que é elencado no rol de atividades e de compromissos do Governo do Estado do Ceará para a saúde”, explicou o secretário.

alt

“Um outro fator importante é a possibilidade de interação entre as equipes – a capacidade de se perceber no outro, a capacidade de aumentar as relações internas entre todos aqueles que operacionalizam e conduzem as ações de saúde do Ceará”, destacou Henrique Javi.

alt

O evento contou com a condução do consultor da Publix, Gilberto Porto, que tem experiência em trabalhos para a gestão pública, como os governos do Pará e de São Paulo. “Esse trabalho é importante porque ele envolve um processo de reflexão estratégica da organização. É um momento em que você para um pouco. Olha os resultados que estão entregando, olha as demandas da sociedade, olha os recursos que você tem à disposição e, a partir disso, você tenta criar uma estratégia, uma abordagem diferente, inovadora, para gerar mais resultados”, explicou o consultor.

alt

Ao longo de dois dias de imersão, os objetivos da Saúde e estratégias para alcançá-los foram debatidos em equipes. “É um momento de muita riqueza de troca de ideias porque tem todos os departamentos juntos, pensando, ao invés de cada um pensar a sua ação separadamente, o que gera problemas de coordenação, de alinhamento. Momentos como esse são ricos porque você tem uma múltipla visão sobre o resultado e sobre o que pode ser feito para gerar o resultado”, disse Gilberto Porto. O evento, ressaltou o consultor, tem de ser visto como um primeiro passo para definir mais claramente as prioridades e, sistematicamente, acompanhar isso.

Avaliação

Os participantes do evento avaliaram o trabalho desenvolvido no próprio setor e o de outras áreas com o objetivo de contribuir com sugestões para atingir metas específicas da Saúde. “Para mim, esse é um momento ímpar. Ele não pode terminar aqui. A gente não pode pensar que já fez tudo o que tem que fazer. Hoje nós temos uma possibilidade, nessa discussão, de se entender enquanto órgão de saúde do Estado”, avaliou Marilac Coelho, assessora  Institucional da Escola de Saúde Pública ( ESP).

alt

“A gente pensa que a área da gente é que faz a saúde do Estado. Não é. A saúde do Estado é feita por um sistema de saúde coordenado pela Sesa. Quando você pensa assim, você vê todos os componentes, aí você pensa na intersetorialidade com todos os componentes. Você não pode deixar ninguém de fora”, disse Marilac.

alt

Tereza Cristina Alves, coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES de Iguatu) destacou os produtos que resultaram do workshop. “Estabelecer uma comunicação transparente e aberta entre as diversas coordenações, de ressignificar processos de trabalho que estão acontecendo no dia a dia mas que a gente precisa modificar e, principalmente, de inovações”, elencou. “Essas inovações de trazer para o cenário – um cenário que sempre é ruim na saúde – trazer para a saúde uma agenda positiva de oportunidade”, completou.

alt

A supervisora do Núcleo de Informações e Análise em Saúde (Nuias), Thais Facó, considerou a atividade uma grande oportunidade de socializar ideias. “Fizemos uma alta reflexão sobre a escala de prioridades, saber como trabalhar independente de recursos. Esse despertar foi muito bom”, avaliou. “A partir de agora, a gente tem um olhar mais solidário em relação aos outros, senso de equipe, o que eu posso fazer junto ao processo do outro. Solidariedade é o que trago como senso de equipe.”, acrescentou Thais.

alt

“Estou muito sensível ao que foi discutido aqui. Tem muita coisa simples para fazer e criamos dificuldades, como ações simples que não precisam de investimentos. Hoje, a gente sai daqui com um olhar diferenciado” disse.

alt

O Conselho Estadual de Saúde (Cesau) também esteve representado no workshop. “Discutimos sobre a divulgação das atividades da Sesa ser positiva, alcançar mais pessoas, como também aprendermos o papel de cada um”, contou a secretária-executiva do CESAU, Goretti Pinheiro. “A questão de a gente aproveitar os recursos que temos, não só financeiro, mas humano e de tempo também, porque é importante otimizar o tempo, ler e conhecer mais projetos”, opinou. “Gostei da reflexão, refletir sobre você mesmo diante da equipe, como tem se comportado diante da equipe. Era para ter mais eventos desses. Trabalhar em equipe é trabalhar em união para atingir o mesmo objetivo”, concluiu Goretti.

Fotos: Assessoria de Comunicação do Sesa

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220