Infecção hospitalar é tema de Curso da ESP/CE

22 de agosto de 2017 - 06:35

Ter, 22 de agosto de 2017 10:26

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promove a primeira turma do Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar, no período de 28 de agosto a 01 de setembro. A iniciativa tem uma parceira com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).

A capacitação tem como objetivo capacitar profissionais de saúde que trabalham nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH) para garantir a execução de ações de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e redução da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. As atividades acontecerão na sede da ESP/CE.

Do curso participam profissionais dos hospitais e suas respectivas CRES, são: 1ª CRES Fortaleza (Hospital Geral Manoel Assunção Pires, Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, Hospital Maternidade Ester Cavalcante Assunção); 2ª CRES Caucaia (Hospital Abelardo Gadelha, Hospital Maternidade Santa Terezinha); 3ª CRES Maracanaú (Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, Hospital Ana Lima, Hospital Dr. Argeu Braga); 4ª CRES Baturité (Hospital Maternidade Santa Isabel, Hospital Maternidade José Pinto do Carmo); 5ª CRES Canindé (Hospital Maternidade Regional São Francisco); 6ª CRES Itapipoca (Hospital Maternidade São Vicente de Paulo); 8ª CRES Quixadá (Hospital Maternidade Jesus Maria José, Hospital regional Dr. Pontes Neto); 7ª CRES Aracati (Hospital Maternidade Santa Luisa de Marilack) e 10ª CRES Limoeiro do Norte (Hospital São Raimundo).

O curso surgiu da necessidade de se estudar as infecções hospitalares por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H.). Os serviços de saúde reporta-se para uma ferramenta adequada para segurança do paciente e qualidade em serviços, considerando as informações sobre as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), no escopo da proposta nacional de melhorar a gestão do risco, sendo este um componente essencial para a democratização e para o aprimoramento da gestão em serviços de saúde.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce