Especialização dialoga sobre saúde da população indígena

9 de agosto de 2017 - 11:31

Ter, 08 de agosto de 2017 15:31

A médica e educadora popular Vera Dantas em diálogo com educandos da Especialização.

Nesta quarta-feira, dia 09, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Curso de Especialização em Saúde Pública continuou, durante a manhã, os diálogos presenciais do 2º módulo da turma 2 na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A unidade discutida em sala trouxe a temática “Atenção à Saúde da População Indígena”, contando com a presença da professora convidada e médica Vera Dantas para ministrar o encontro. Vera Dantas é também educadora popular, faz parte da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), trabalha na Secretaria de Saúde de Fortaleza e é cuidadora do Espaço Ekobé. O encontro contou ainda com a presença da facilitadora Helloise Nery.

No início da reunião, os educandos tiveram a oportunidade de participar de uma vivência em círculo inspirada em rituais indígenas, com o uso de instrumentos tradicionais utilizados por estes povos, como cocar, chocalho e tambor. Na ocasião, Vera Dantas compartilhou a experiência do trabalho com as etnias indígenas do Ceará e evidenciou a relevância de ações dedicadas à promoção, proteção e recuperação da saúde destas. De acordo com a educadora popular, é fundamental fortalecer o atendimento à população indígena, respeitando as diferenças culturais e preservando a sabedoria ancestral dos indivíduos. Na conversa, os educandos apontaram quais dificuldades percebem nesse contexto, principalmente com a falta de treinamento e capacitação de profissionais para atuar na área. Dificilmente os cursos de graduação em saúde trazem discussões sobre a assistência aos povos indígenas do País.

A importância de uma educação permanente para superar as barreiras e as deficiências na Atenção à Saúde Indígena foi colocada em pauta. “Nós precisamos ter esperança. Mas esperança não é esperar. É agir. E ter ação é necessária para educação. A educação tem o sentido de transformar a realidade. E transformar não só a realidade de um, mas de todos”, enfatizou Vera Dantas.

Em Fortaleza, foi realizada durante a manhã de hoje a “II Marcha pela Terra”, articulada pelo Movimento Indígena do Ceará junto com suas entidades de base. O intuito da manifestação é exigir o avanço de direitos e levar as demandas indígenas ao Governo. A concentração estava marcada para ocorrer a partir das 7h30, na Praça Luíza Távora. Segundo a organização Cáritas Brasileira – Regional Ceará, o Estado possui 14 povos distribuídos em 19 municípios, somando mais de 30 mil índios.

Os encontros presenciais da Especialização em Saúde Pública seguem até o dia 11. O curso é uma realização da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (RedEscola). Na ESP/CE, o projeto é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância à Saúde (CEVIG).

( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce